Nesta quarta-feira (5), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou no X que Junior Lourenço (PL-MA) será expulso do partido por votar contra a cassação de André Janones (Avante-MG).

Em sessão tumultuada, o Conselho de Ética da Câmara aprovou o relatório, solicitando o arquivamento do pedido de cassação de Janones, acusado de participar de um suposto esquema de desvio de verba de gabinete, conhecido como “rachadinha”.

Tumulto

O colegiado arquivou a ação, por 12 votos a 5. Após o resultado, os deputados Zé Trovão (PL-SC), Éder Mauro (PL-PA) e Nikolas Ferreira (PL-MG) provocaram Janones aos gritos de “covarde” e “rachador”.

Janones partiu para cima de Nikolas, dando início ao empurra-empurra. André Janones precisou deixar o plenário do colegiado escoltado.

Relatoria

Guilherme Boulos (PSol-SP) defendeu o arquivamento do processo, argumentando que os fatos em questão ocorreram antes do início do mandato de André Janones.

Ele baseou sua argumentação em um caso anterior do Conselho de Ética envolvendo o atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), que foi arquivado pelo mesmo motivo.

Boulos destacou que não há justa causa para investigação de decoro parlamentar quando os fatos precedem o mandato do deputado em questão.