O governo do Amazonas entregou nesta segunda-feira, 16, mais de R$ 615 mil em novos equipamentos para ampliação da Operação Tamoiotatá, que visa reforçar o combate ao desmatamento e queimadas ilegais no Sul do Estado.

Entre os itens entregues estão abafadores, óculos de proteção e bolsas de hidratação. Ao todo, são mais de 4,6 mil itens operacionais e equipamentos para auxiliar no trabalho em campo da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), além de brigadistas. Na oportunidade, o governador do estado, Wilson Lima (PSC), anunciou o aumento de efetivo e a utilização de novas tecnologias.

“O Estado do Amazonas não vai tolerar e vai agir com todo rigor para combater os crimes ambientais. Nós estamos em situação de emergência ambiental, nós temos um comitê ambiental permanente que o ano todo avalia essas questões”, disse. 

“Estamos mandando hoje para aquela região para atender sobretudo os municípios de Boca do Acre, Apuí e Lábrea viaturas de quatro rodas, motocicletas, estamos encaminhando carros do [Corpo] de Bombeiros, estamos aumentando nosso efetivo”, ressaltou o governador.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, também participou da solenidade. 

“A gente lança neste momento, o segundo semestre da operação Tamoiotatá. A gente tem acompanhado diariamente todas as informações de alerta, tanto de desmatamento, como de queimadas. Estamos entrando agora no período de seca por causa do verão amazônico, já observamos um aumento de alerta de queimadas em especial concentradas no Sul do Estado”, informou Taveira.

A Operação Tamoiotatá foi deflagrada em abril deste ano nos municípios do chamado arco do desmatamento. Atualmente, a operação está em sua 9ª fase de execução.