A forte chuva que caiu na manhã desta segunda-feira, 27, na região metropolitana de Manaus, deixou bairros sem energia elétrica, e sem o abastecimento de água encanada.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Em nota a Amazonas Energia informou que com as rajadas de ventos e descargas atmosféricas na cidade de Manaus e interior do Amazonas ocasionou danos com vegetação e objetos lançados sobre a rede elétrica, danificando vários equipamentos.

Várias pontos da capital foram afetados,  63 alimentadores foram desligados, em torno de 20% de sua capacidade. 

Os bairros atingidos foram: São José III e VI, Armando Mendes, Uai Shopping, Zumbi, Parque das Castanheiras, Novo Reino, Nova Floresta, Tancredo Neves, Jorge Teixeira I, II e III, Comumidade Chico Mendes, Grande Vitoria, Distrito II, Coroado, Aparecida, Centro, Cidade Nova, Compensa, Vila da Prata, Coroado, Santo Antônio, São Jorge, Adrianó polis, Distrito Industrial Chapada, Nossa Sra. das Graças, Japiim, Petrópolis, D. Pedro, Parque Dez, Parque das Laranjeiras, Flores, Tarumã, Colônia Terra Nova, Ponta Negra, Santo Agostinho, Lírio do Vale, Jesus Me Deu, Morro da Liberdade, Betânia atingindo aproximadamente mais de 380.000 clientes, 30% de clientes da capital.

___________________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: chuva causa alagamentos em vários pontos de Manaus

VÍDEO: Chuva causa deslizamento de barranco na av. Autaz Mirim, em Manaus

+ VÍDEO: Forte chuva causa estragos e Defesa Civil registra 35 ocorrências em Manaus

_____________________________________

As cidades de Manacapuru e Iranduba estão sem energia elétrica no momento.

Em nota a empresa afirma que está trabalhando para o restabelecer o sistema elétrico no menor espaço de tempo possível.

Ocorrências de chuva no interior do AM

A Defesa Civil do Estado do Amazonas (Subcomadec) informou que 13 municípios sofreram com a intensa chuva, que iniciou 27, por volta das 8h, devido à atuação de sistemas convectivos ao sul da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Foram realizados atendimentos de emergência pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Municipal de cidades da Região Metropolitana. 

Os órgão estão em fase de levantamento das ocorrências e triagem, tendo como fator dificultador os ramais telefônicos mudos, devido à falta de energia.

Nenhuma das ocorrências tem registro de vítimas.

Os bairros mais atingidos foram Cidade Nova, Monte das Oliveiras, Petrópolis, Centro, Educandos, Bairro da Paz, Colônia Antônio Aleixo e Flores.

No interior, o município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, tem registros de destelhamento de estádio, queda de árvores, tombamento de porte e destelhamento de residências.

No Careiro da Várzea, distante 25 quilômetros da capital, foi registrado destelhamento de casas, sem vítimas.

Em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, o fornecimento de energia foi comprometido em decorrência das fortes chuvas.

A Defesa Civil do Amazonas informa que monitora as ocorrências e que está orientando as Defesas Civis locais sobre medidas mitigadoras e aguarda mais detalhes das ocorrências para o repasse dessas informações, além de articular apoio aos municípios com dificuldade de resposta ao evento adverso.

Sem água encanada

Por conta da falta de energia alguns bairros da capital também estão sem o abastecimento de água encanada. 

Veja a lisa dos bairros afetados:

_____________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS