O mês de março no Amapá será chuvoso e úmido, é o que informa o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA). As pancadas de chuva estarão concentradas na região leste do estado, mais abaixo da média esperada para o período.

As chuvas também ocorrerão na região central do Amapá, nos municípios de Oiapoque e Calçoene, com acumulados entre 300 e 400 milímetros. No oeste e sul do estado, o volume de chuvas será menor.

Em Vitória do Jari e Laranjal do Jari, a quantidade de chuva esperada para o mês ficará entre 10 e 40 milímetros diários.

De acordo com o meteorologista e doutor em biodiversidade, Jeferson Vilhena, o fenômeno ‘El Niño’ é o principal responsável pela diminuição das chuvas durante o mês de março deste ano.

O fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do pacífico, causando mudanças nas chuvas e temperatura, afetando o clima.

“O nosso mês de março é, geralmente, muito chuvoso. No entanto, por conta de efeitos climáticos como o El Niño, há uma influência nas chuvas por todo o país. A previsão é que, a partir de abril, voltemos à normalidade, com chuvas na média esperada e mais intensas”, completa Jeferson.