A Amazônia liderou os registros de desmatamento no Brasil, seguido pelo Cerrado e pela Caatinga, em 2021. Os dados são de levantamento do MapBiomas divulgado na segunda-feira, 18, no Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com a pesquisa, o Brasil perdeu, em um único ano, 6.557km² de vegetação nativa, área equivalente a quase 11 vezes a cidade de São Paulo, sendo mais de 98% com indícios de irregularidades.

A taxa representa um aumento de 20% em relação ao desmatado em 2020. Para chegar a estes números, o estudo validou individualmente 69.796 alertas de desmatamento em todo o país.

A Amazônia foi o bioma líder em destruição, com mais da metade (59%) da área desmatada no país em 2021, com 977 mil hectares desmatados no ano.

________________________________________

RELACIONADAS

Centro de pesquisa desenvolve banco de dados sobre emissões de gases de efeito estufa na Amazônia

Entenda como as queimadas afetam a formação de nuvens de chuva na Amazônia

Estudo relaciona desmatamento com aumento de anemia em crianças na Amazônia

Cientistas da WCS fornecem imagens de armadilhas fotográficas para estudo sobre a fauna da Amazônia

________________________________________

Em segundo lugar na lista ficou o Cerrado, com 500.537 hectares (30%); seguido pela Caatinga, com 116.260 hectares (7%); Mata Atlântica, com 30.155 hectares (1,8%); Pantanal, com 28.671 hectares (1,7%); e o Pampa, que perdeu 2.426 hectares, cerca de 0,1% do total da área desmatada no país.

Apesar de responder pela menor área de alertas, o Pampa liderou o crescimento da taxa de desmatamento, que quase dobrou (92,1%) comparado ao ano anterior.

“Duas regiões caracterizadas pela expansão orientada das atividades de agropecuária se tornaram regiões de importante pressão de desmatamento: Amacro e Matopiba. A região Amacro é onde se encontra a divisa de três estados amazônicos (Amazonas, Acre e Rondônia) e é considerada a nova fronteira do desmatamento na Amazônia. Já o Matopiba é uma região no encontro dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde vem se intensificando a expansão da agricultura principalmente no bioma Cerrado nas últimas duas décadas”, detalha o relatório.

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS