Ícone do site Portal Norte

No G20, presidente Lula diz que Vladimir Putin não será preso se vier ao Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade no Palácio do Planalto - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse, em entrevista a uma TV indiana, que o presidente da RússiaVladimir Putin não deverá ser preso no Brasil caso venha ao país para a próxima cúpula do G20, em 2024.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, afirmou

Lula ainda afirmou que Vladimir Putin será convidado a visitar o Brasil porque deve encontrá-lo em 2024, na Rússia, em função do encontro do Brics, que é previsto para ser sediado pelos russos no próximo ano.

“Antes do G20 no Brasil, teremos o Brics na Rússia, e eu vou no Brics na Rússia no próximo ano (…) Todo mundo vai para a reunião do Brics, e espero que também venham para o G20 no Brasil”, disse. “Eu acredito que o Putin pode facilmente ir para o Brasil”.

Em março, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra Putin por crimes de guerra. Por ser signatário do acordo que criou o tribunal, o Brasil deveria cumprir os mandados caso o presidente russo viesse ao país.

RELACIONADAS

+ Lula se encontra com príncipe saudita que deu joias a Bolsonaro

+ Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global

Sair da versão mobile