A professora de francês e criadora de conteúdo, Janaina Shmidt concedeu entrevista ao Portal Norte e participou do quadro Norte Entrevista.
No bate-papo realizado na terça-feira (16), Janaina falou sobre os principais desafios de aprender um novo idioma e técnicas que facilitam a aprendizagem.
A professora ainda deu dicas para quem quer ser criadora de conteúdo nas redes sociais.
Veja a entrevista
Aspas em destaque na entrevista
Momento em decidiu dar aula de francês
“O meu interesse era passar aquela informação para que eu pudesse aprender mais. Então, ali aquilo me brotou. Eu falei, eu posso também, um dia, ser professora de francês. Segui um pouquinho mais com a música, até que em algum momento houve a virada de chave e aí eu passei a só dar aulas de francês, porque Quando a gente ensina, a gente aprende muito mais. Eu aprendia ensinando”.
Ela ressaltou que a “A gramática da língua francesa é parecida com o português, conjugação de verbos e tal”.
Técnicas para aprender um novo idioma
“Existem muitas técnicas, muitas técnicas, mas eu posso citar algumas para vocês. Primeiro, imersão visual, isso é muito interessante, exponha-se virtualmente ao francês assistindo filmes, séries, vendo tutoriais em francês. Imersão visual com filmes, séries, todas essas plataformas de streaming, tem muita coisa. Outra técnica que também facilita o aprendizado de um novo idioma, é música com letra. E também a leitura gradativa, isso para qualquer idioma. Você não precisa ler, por exemplo, em francês, Gustave Flaubert, esse é o autor francês, ou Saint-Exupéry, que escreveu Pequeno Príncipe. Você não precisa ler necessariamente essas obras originais. Hoje em dia, existem adaptações que editoras internacionais, principalmente francesas, fazem de obras literárias francesas, de autores, de escritores franceses”.
Dicas
Janaina possui 142 mil seguidores no Instagram e dá dicas para quem quer ser criador de conteúdo nas redes sociais.
“Quem gosta de redes sociais e está produzindo conteúdo para as redes sociais, seja você. A gente tem que ser a gente mesmo”.
A professora finaliza a entrevista falando que é possível aprender francês estando em qualquer lugar.
“Estudo um pouquinho todos os dias, constância, tenha constância, tenha constância e você vai conseguir. Não precisa necessariamente estar na França ou em um país onde se fala a língua francesa para aprender o francês. Acredite no online, acredite na força do online, acredite na força dessa internet, dessa loucura toda que a gente vive, porque isso faz a gente economizar tempo e ter bastante aprendizado, aprender muita coisa, aprender de tudo. O francês, óbvio, e muitas outras coisas, então acredite nisso”.