O ano de 2023 entrou para a história da política brasileira. Após 30 anos de discussão reforma tributária foi aprovada. Esse foi o tema do ano, mas o meio ambiente e exploração de petróleo, a transição energética e outros temas também foram importantes no ano parlamentar. Em entrevista, o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Max Lemos (PDT) faz um balanço.
“Fechamos o ano com chave de ouro. Entregando ao povo brasileiro uma reforma tributária que não é aquela dos sonhos de todos, mas é uma reforma tributária. Significa que nos próximos anos começam as alterações e já já a gente tem, praticamente, a unificação dos impostos, que é um outro problema sério”, disse o deputado.
Veja a entrevista completa:
Em 2024, o parlamentar espera que a saúde pública, o meio ambiente, a violência contra mulher e transição energética continuem em pauta no Congresso. Ele afirma, por exemplo, que a união não paga o teto salarial dos enfermeiros, no valor de R$4.750 reais. A proposta foi sancionada em 2022 mas ainda não é uma realidade para a classe da enfermagem.
Max Lemos é advogado de formação. Foi vereador e prefeito de Queimados por duas vezes. Foi secretário de Estado de Infraestrutura e Obras; deputado estadual e presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, está em seu primeiro mandato como deputado federal pelo Rio de Janeiro.