A ong, Gerando Falcões, e a desenvolvedora de softwares, Zup Innovation criaram o aplicativo “Decolagem”. Com a ferramenta, os mentores e líderes parceiros da organização registram as famílias e acompanham o desenvolvimento de todo o trabalho. Dessa forma, as instituições consegue acompanhar a melhora da vida dessas famílias e planejar ações.
“A gente vai conseguir traduzir isso para um sistema, que é o app, onde a gente vai acompanhando o sonho, a meta colocada, se atingiu ou não, e como isso vai mudando o nível de vulnerabilidade que ela (a família) está naquele momento. Com isso, a gente também pode ajudar o próprio técnico, em algum momento, que está lá na ponta.” afirmou Nina Rentel – Diretora de Tecnologia Social da ONG.
Veja a matéria completa:
O aplicativo vai coletar os dados que, futuramente, a instituição vai usar as informações para aprimorar o projeto, “Favela 3D: Dignidade, Digitalização e Desenvolvimento”. E, desta forma, transformar este projeto em um aplicativo.
Atualmente, o “Favela 3D” é realidade no Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro, Minas, Espírito Santo, interior de São Paulo e Rio Grande do Sul. Até dezembro deste ano, a Gerando Falcões pretende coletar dados de 16 mil famílias.
“Nossa relação com a Gerando Falcões já tem um tempo já. A gente acompanha o trabalho do Edu há muitos anos. Inclusive apoia os eventos há bastante tempo. E a Zup sempre teve uma pegada social de levar tecnologia”, disse o CEO da Zup e StackSpot, Bruno Pierobon.
A Gerando Falcões trabalha com 8 pilares: moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda e cultura, esporte e lazer. Em parceria com a desenvolvedora, ainda será criado um centro de monitoramento que vai gerar relatórios com os dados coletados. Desta forma, as instituições pretendem acompanhar a saída das famílias da pobreza.