O médico infectologista Dr. João Hugo concedeu entrevista ao Grupo Norte de Comunicação (GNC) e participou do quadro Norte Entrevista.
Durante a participação, o médico falou sobre os mitos e verdades da dengue, sintomas e tratamento da doença.
Destaques
Medicação
“Não, a gente não tem medicação nenhuma que vai matar o vírus. As medicações que hoje nós temos, elas diminuem a replicação do vírus, matar especificamente o vírus nenhuma medicação faz isso. A gente tem visto circular aí a ivermectina, isso totalmente existe em verídico, em verdade, não existe e não dá nenhuma comprovação de que isso vá ter feito nenhum”.
Exposição ao mosquito
“O comportamento do aedes aegypti é um comportamento geralmente matinal, bem no início da manhã, e no final da tarde. Então, nesse momento, o ideal é que você evite a exposição. Aplicar o inseticida em casa e depois fechar as janelas e tudo mais, você estaria, de alguma forma, prevenindo”.
Vacina e repelente
“Atualmente, o que nós temos de novo, de prevenção é a vacina. Ela protege, ela tem a efetividade ótima para não pegar e para não morrer, a mortalidade vai reduzir bastante, então o que tem de melhor aí seria a vacina. Outra dica, é tentar evitar o máximo de exposição e passar repelente”.
Hidratação
“As pessoas querem comprar medicamento e tem um tratamento mais efetivo em casa. É água, beber bastante líquido. O tratamento específico da dengue, é líquido, é hidratação. A hidratação vai reverter um dos principais problemas da dengue que causa uma alteração no vaso sanguíneo que faz perder água. A água tem que parte do seu tratamento. E não é um copo d’água, é de dois a três litros de água, a mais do que você está acostumado a beber nesse período. Então, hidrate-se bastante quando você estiver com sintomas da dengue”.