Desde o início de 2024, Roraima vive um período de forte estiagem causado pelo fenômeno El Niño, com várias regiões sofrendo por conta das queimadas.
Por causa disso, nove municípios decretaram situação de emergência: Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã.
O cenário devastador também trouxe outra consequência. Atualmente, Roraima é o estado do país com mais focos de calor.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até este domingo, 3, o estado havia registrado 2.670 focos de queimadas.
O município de Caracaraí, ao Sul de Roraima, ocupa o primeiro lugar no ranking de queimadas no estado, com 438 focos, segundo dados do Inpe.
Destaques da entrevista:
O capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CMB-RR) Nielson Sampaio, ressaltou que os focos de queimadas ainda estão intensos.
“A atual situação das queimadas, pelo período seco, ainda está muito intensa. Os municípios mais afetados, hoje, a gente pode dizer que é Rorainópolis, Caracaraí e Iracema. Os outros continuam com as queimadas, continuam com a vegetação seca e desidratada, mas o atual agora é essa região do Sul do estado” disse.
Ele orienta que a população colabore com o trabalho dos bombeiros no combate aos incêndios.
“A gente precisa da contribuição, da ajuda das pessoas para não atearem fogo, precisa dos produtores, dos agricultores, pecuaristas para não colocarem fogo nas suas áreas, nos seus lotes, nas suas pastagens, pois esse período seco é muito difícil, não só para eles, mas para quem está atuando, para todas as instituições e para a população” ressaltou.