O Norte Entrevista deste domingo (24) tem a participação de André Soler, fundador e CEO da ONG ‘SP Invisível’, que completou 10 anos em 2024. No ano passado, a organização conseguiu retirar quase 50 pessoas das ruas da cidade número 1 do país em população nessa situação.
Em 2014, durante uma dinâmica na Igreja Batista, os amigos André Soler e Vinícius Lima receberam a tarefa de fotografar tudo que era invisível na cidade de São Paulo. Como resultado, dezenas de fotos de pessoas em situação de rua surgiram e, então, eles refletiram: “Invisível não é a pessoa que está ali, mas a a história de vida dela”.
Desde então, a SP Invisível conta as histórias das pessoas em situação de rua para educar, conscientizar e sensibilizar a sociedade. Após 1 ano de trabalho, a ONG iniciou também as ações sociais, com entregas de itens nas ruas de São Paulo.
No ano passado, os quase 2 mil voluntários entregaram mais de 52 mil refeições e mais de 200 mil itens, como cobertores, agasalhos, sabonetes, absorventes, pastas e escovas de dentes. Há um ano, a SP Invisível criou ainda um programa que oferece qualificação em Gastronomia e emprega pessoas em situação de rua.
Neste ano, o plano de ação ‘Terra dos Invisíveis’, escrito pelos próprios moradores de rua, está sendo entregue para autoridades e políticos. Mas toda a população também pode ter acesso no site da ONG www.spinvisivel.org.