Os casos de dengue no estado do Acre tiveram um aumento alarmante de 359,7% nas nove primeiras semanas de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o último boletim das arboviroses no Acre, divulgado recentemente, dos 22 municípios do estado, 21 registraram casos da doença este ano. Segundo a Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre), até o dia 5 de março, foram confirmados 1.174 casos de dengue, com um total de 6.510 casos prováveis só neste ano. No mesmo período de 2023, foram registrados 1.416 casos prováveis.

Vacina

Para enfrentar essa situação preocupante, o Ministério da Saúde enviou ao Acre pelo menos 17.810 doses da vacina contra a dengue, que chegaram em 13 de fevereiro. Inicialmente, a vacina estava prevista apenas para crianças de 10 e 11 anos, porém, a faixa etária foi ampliada para abranger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Conscientização e prevenção

A expansão da vacinação reflete os esforços das autoridades de saúde em conter o avanço da doença e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. Porém, é crucial que medidas de prevenção, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e a conscientização da população, sejam intensificadas para enfrentar esse cenário desafiador.