O Norte Entrevista desta terça-feira (30) tem a participação do DJ Marlboro, músico considerado o criador do ‘funk carioca’, uma fusão de hip hop, eletro e MPB iniciada na década de 1980, no subúrbio do Rio, que conquistou o Brasil e vem ganhando fãs pelo mundo.
Fernando Luís Mattos da Matta, 61 anos, nasceu na região central da capital do Rio de Janeiro. Filho de um militar da Aeronáutica e uma vendedora, na adolescência, começou a interessar-se por música dançante, ao ouvir o programa “Cidade Disco Club”, dedicado à ‘disco music’ na Rádio Cidade do Rio de Janeiro.
Em 1977, começou a tocar em festas de 15 anos e onde mais precisasse de DJ. Em 1980, se profissionalizou, fez o primeiro baile e começou a tornar-se conhecido nacionalmente depois de vencer o Campeonato Brasileiro de DJs, em 1989.
No mesmo ano, em setembro, Marlboro lançou o LP ‘Funk Brasil’ pela gravadora Poligram. É este lançamento que marca o surgimento do gênero no Brasil.
“Tudo que está acontecendo com o funk hoje eu sabia que ia acontecer. Só que eu tinha uma certeza que eu errei, que eu não ia estar aqui pra ver acontecer”, confidencia.