Ao Norte Entrevista a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) ressaltou a importância da educação como instrumento de mudança na vida das pessoas.
Dorinha destacou o Projeto de Lei (PL) de sua autoria que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A proposição visa oferecer suporte aos estudantes em situação de vulnerabilidade.
Segundo a senadora, o objetivo é ampliar e garantir condições de permanência dos estudantes ofertando moradia, alimentação e saúde, especialmente aos jovens.
O PL foi aprovado nesta semana pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e será deliberado nos próximos dias na Comissão de Educação.
A senadora também falou sobre segurança pública, saidinha temporária de presos, cotas raciais em concursos públicos e inserção das mulheres na política.
Professora Dorinha, filha de professores, é defensora da educação. Conhecida como a mãe do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a senadora do Tocantins se dedica a indicar ações para que a educação básica se desenvolva de forma justa e igualitária no país.
O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação pública brasileira, hoje assegurado na Constituição Federal.