O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, concedeu entrevista ao Portal Norte e participou do quadro Norte Entrevista.

No bate-papo realizado na sexta-feira (12), Bosco falou sobre os principais desafios da Zona Franca de Manaus em 2023, os impactos da reforma tributária, as lições da seca histórica e ações para 2024.

O superintendente ainda comentou sobre a relação com o mercado e a geração de emprego no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Veja a entrevista de Bosco Saraiva

Aspas em destaque na entrevista

Segurança jurídica e novas empresas

“A segurança jurídica, há tanto tempo reclamada, essa segurança está no texto constitucional e os pilares da Suframa e seguem sendo a integração regional. A partir da atração dos grandes negócios, de novas empresas, de novas corporações para instalação no polo industrial de Manaus e a geração de emprego e renda em toda a região, incluindo-se aí as áreas de livre comércio, temos dado bastante atenção para que a gente possa efetivamente desenvolver a Amazônia legal com o todo. A nossa atuação, no ano passado, deu conta da inscrição de mais de 10% daquilo que já havia de empresas cadastradas na Suframa para acessarem os recursos de incentivo fiscal da Zona Franca de Manaus. Nós tínhamos 45 mil empresas cadastradas e fechamos o ano com 51 mil novas empresas, que poderão ter acesso aos incentivos fiscais”, destacou

Novos projetos e mais trabalho

“Nós tivemos mais de 180 projetos novos aprovados durante o ano de 2023, novos projetos aprovados pelo Conselho de Administração da Suframa. Apesar de todas as dificuldades, o faturamento que a gente espera com a compilação final dos dados até dezembro é de bater o faturamento de 2022. Iniciamos o ano com 110 mil trabalhadores dentro das fábricas e fechamos o ano com 112 mil trabalhadores no PIM”.

Reforma tributária

“Eu pessoalmente presumo que a aprovação da reforma tributária é o segundo maior feito da história econômica do nosso estado depois da criação da Zona Franca de Manaus em 1967, porque toda a insegurança jurídica que se reclamava está indefinitivamente eliminada até 2073. A ZFM está assegurada com o seu principal incentivo que é o IPI assegurado no texto constitucional, portanto nós vencemos essa etapa fundamental a nosso favor aqui no Poder Industrial de Manaus”.

Bosco Saraiva

Bosco Saraiva acumula mais de 40 anos de experiências nos setores industrial, urbano e político-econômico do Estado do Amazonas. Teve uma ampla trajetória em cargos públicos e eletivos. Em abril de 2023 tomou posse como superintendente da Suframa.