O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, concedeu entrevista ao Portal Norte na última quarta-feira (2).

Ele participou do quadro Norte Entrevista, conteúdo que aborda diferentes assuntos, com a presença de famosos, anônimos e autoridades.

Durante a participação de Gonzaga, o parlamentar resumiu atividades realizadas pela Aleac em 2023 e falou também sobre as expectativas para esse ano de 2024.

Veja a entrevista

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Destaques da entrevista de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga iniciou a entrevista fazendo um balanço do ano de 2023 e destacou o investimento na educação do Estado.

“ A educação tem avançado muito, primeiro com relação à merenda escolar, hoje o aluno tem uma alimentação adequada, segundo com relação à contratação de novos professores, e por último o aumento de 14,9% dos salários da educação.”

Criação da ouvidoria

O presidente também citou a criação da ouvidoria que visa aproximar a população dos trabalhos parlamentares realizados pela Aleac.

“Criamos a nossa ouvidoria que é um instrumento que facilita a relação entre assembleia legislativa e a sociedade acreana”

Audiências públicas

Luiz destaca a instalação de audiências públicas que buscam aproximar o cidadão das decisões tomadas na aleac, além de ouvir os principais questionamentos e descontentamentos população.

“No ano de 2023 tivemos sessões solenes, ordinários ou audiências públicas diariamente de segunda a sexta, buscamos mostrar a transparência do setor publico”

Expectativas para 2024

No ano passado a Assembleia legislativa do Acre realizou mais de 90 sessões ordinárias, mais de 1.500 requerimentos de projetos de lei.

Gonzaga destaca que uma das maiores conquistas foi o reajuste de 30% no valor de plantão extra para profissionais técnicos de saúde no estado.

“Vamos criar o nosso diário eletrônico, isso e muito importante, pois traz transparência, e a assembleia está trabalhando para isso, trazer transparência nos processos públicos, também vamos fazer novas audiências públicas no interior e na capital, pois precisamos discutir os problemas do Acre”

Para o ano de 2024 a casa tem planos de continuar com as audiências públicas, focar na criação de leis que ampliem o alcance da sociedade nos direitos essenciais tais como educação, segurança, lazer e qualidade de vida.

RELACIONADAS

+ Acre encaminha PLOA 2024 à Aleac com previsão de R$ 10,7 bilhões

+ Após reunião, situação de acampados na Aleac segue sem desfecho

+ Norte Entrevista: ‘O mercado de tecnologia é um dos mais promissores, não só na nossa região, mas no mundo’, diz CEO da FPFtech