Na manhã da última sexta-feira (29), o governador Wilson Lima (União Brasil) concedeu entrevista ao Portal Norte, onde avaliou o ano de 2023 para o estado e expectativas no novo ano.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ele participou do quadro Norte Entrevista, conteúdo que aborda diferentes assuntos, com a presença de autoridades, famosos e anônimos.

Durante a participação, Wilson resumiu atividades e falou de ações como as que envolvem a BR-319.

Veja a Entrevista completa

Destaques da entrevista de Wilson Lima

BR-319

“Nos não temos nenhum tipo de ligação com o restante do Brasil via terrestre, o Governo Federal constrói uma campanha de proteção da floresta, mas não é justo construir essa narrativa colocando a nossa população a este preço, pois quem mora no Amazonas é tão brasileiro quanto quem mora em outros estados do Brasil, precisamos avançar”. Destacou Wilson.

Ainda sobre o assunto, Wilson lima destacou que precisa de uma posição politica do presidente Lula.

“Enquanto não houver um comprometimento politico, dificilmente vamos conseguir avançar. Já tivemos algumas sinalizações positivas e uma força tarefa já foi montada para discutir sobre essa questão e a inclusão da rodovia no PAC, mas precisamos de um compromisso mais forte” disse Wilson.

Para superar os obstáculos e conseguir avançar na BR-319, Wilson destaca que o governo do estado está à disposição do governo federal para dar todas as contribuições legais para proteger as áreas de florestas ao longo da rodovia, para evitar que não haja desmatamento na região.

” A nossa população não pode ficar condenada nesse isolamento por conta de uma imagem que o governo federal quer construir lá fora para satisfazer um desejo dos países ricos que não abrem mão do seu conforto. Nós temos 97% da nossa floresta preservada e o preço que pagamos por isso é ter 50% da população vivendo na linha da pobreza. Não é justo que isso aconteça com o nosso povo”, afirmou.

Novo Secretariado

Na Sedurb, Wilson Lima declarou que Fausto Jr. vai dar continuidade ao trabalho, com foco principal em projetos de saneamento básico e habitação. A Secretaria de Cidades e Territórios (Sect) passa a ser comandada pela advogada Renata Queiroz.

“Precisamos avançar muito, o Amazonas ainda não está do jeito que queremos, mas estamos no caminho certo. Na saúde, avançamos bastante; na infraestrutura, com a AM−010, que liga Manaus a Itacoatiara, a AM-352, que liga o município de Novo Ayrão, eu só tenho a agradecer à confiança que o povo do Amazonas deposita no nosso governo. Foi um ano muito desafiador, mas superável”, concluiu.

O governador fez alguns destaques de seu mandato em 2023, e enfatizou sobre, saúde, educação e segurança.

“Nos conseguimos pela primeira vez fazer implante coclear, pessoas que tinham problemas de audição voltaram a ouvir, 38 cirurgias bariátricas, e pela primeira vez com recursos do estado e do SUS 45 transplante renais, pacientes que deixaram de fazer hemodiálise e que não vão mas correr o risco de ter complicação”.

Wilson Lima

Bacharel em comunicação social, com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins (2011). Entre 2010 e 2018, Wilson Lima apresentou o programa Alô Amazonas, da TV A Crítica. Wilson Lima é natural do município de Santarém, no Pará. É casado com a professora Taiana Lima e é pai de cinco filhos, fruto de relacionamentos anteriores.

Ele foi eleito governador do Amazonas pela primeira após vitória nas eleições de 2018. Em 2022, Wilson foi reeleito para novo mandato até 2026.

RELACIONADAS

+ COP28: ‘população deve ser beneficiada por proteger floresta’, diz Wilson Lima

+ Wilson Lima pede autorização à Aleam para novo empréstimo em menos de dois meses