O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu nesta quarta-feira (3) com o ministro do Desenvolvimento, Waldez Goés e representantes do governo federal.

Banner Obras Acre 300x225

A reunião entre governo do Amazonas e do governo federal teve objetivo de buscar recursos e estratégias para minimizar os efeitos da estiagem.

O encontro aconteceu no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, mas não teve a presença da ministra Marina Silva.

Em resposta ao governador, o governo citou a importância das propostas solicitadas por Wilson:

  • Criar sistemas de abastecimento de água;
  • Obter mais recurso para o trabalho da Defesa Civil;
  • Sistema de dragagem;
  • Contratação de brigadistas;
  • Projetos junto ao Fundo Amazônia;
  • Integração com ajuda das Forças Armadas;

Wilson Lima apresentou ao governo federal a preocupação em não deixar se repetir a crise que o Amazonas enfrentou em 2023.

Esperamos que não tenhamos uma grande estiagem, mas nos preparamos para o pior e para minimizar os impactos da estiagem ao nosso povo.

Além do ministro Waldez, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, também esteve presente na reunião.

Wilson Lima

Em entrevista ao Portal Norte, o governador Wilson Lima ressaltou que ainda não se sabe o tamanho da seca que o Amazonas deve enfrentar em 2024.

Wilson afirmou que o problema de estiagem, falta de alimentos, queimadas, desmatamento e economia são as principais preocupações do Estado para o período de seca.

“Estamos ouvindo os especialistas, mas tudo o que temos visto nos aponta para uma grande estiagem. Os especialistas ainda não conseguem dizer com precisão se vai ser pior que o ano passado, mas não podemos não tomar nenhuma ação”, disse o governador.