O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), concedeu entrevista ao programa Agora, da TV Norte, na manhã desta segunda-feira (24). Ele é candidato à reeleição ao governo do Estado.

Lima começou a entrevista parabenizando a cidade de Manaus pelos seus 353 anos, comemorados nesta segunda. “Tenho uma relação afetiva muito grande com esse município que me deu muitas oportinidades”, declarou.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Estiagem

Entrevistado pela jornalista Márcia Lasmar, o atual governador falou sobre a estiagem que afeta os municípios do interior do Estado, principalmente no médio Solimões, e sobre as medidas que estão sendo tomadas para amenizar o problema.

Segundo Wilson Lima, o governo suspendeu o pagamento de empréstimos, por pelo menos 90 dias, feitos pela população desses locais junto a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). 

Ele disse ainda que agricultores que tiverem perda acima de 50% da produção serão beneficiados com verba da “Garantia Safra”, adesão firmada com o governo federal.

Purificadores de água e cestas básicas também serão distribuídos para a população atingida pela seca.

RELACIONADAS

+ Estiagem coloca 12 municípios do Amazonas em estado de emergência; veja fotos

Zona Franca

Quanto à Zona Franca de Manaus (ZFM), Wilson Lima destacou que, em seu governo, conseguiu superar a casa dos 100 mil empregos diretos. “Não abrimos mão da proteção da Zona Franca de Manaus”.

Ele disse que o governo do Estado tem trabalhado em quatros matrizes econômicas: cadeia do gás natural, cadeia do potássio, bioeconômia e turismo.

Para esta última, segundo o candidato à reeleição, como resultado da redução do  Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) da gasolina e do querosene de avião, dois voos internacionais devem voltar a atender o Aeroporto Internacional de Manaus, a partir de dezembro.

Segurança

Sobre o tráfico de drogas na capital e no interior do Amazonas, Wilson Lima disse que o governo do Estado tem trabalhado em um “tripe”: tecnologia, infraestrutura e recursos humanos.

Ele destacou a valorização do policial militar e a realização de concursos públicos na questão de recursos humanos.

Na infraestrutura ele ressaltou a construção do novo prédio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), a implantação da Base Arpão e a troca de todo o armamento da polícia.

Sobre o tráfico de drogas, Wilson Lima que, durante seu governo, já foram apreendidas 60 toneladas de entorpecentes, um prejuízo de R$ 1 bilhão ao crime organizado.

Além das bases Arpão e Tiradentes, uma terceira base será construída para a fiscalização desse tipo de crime nos rios.

“Além do nosso pelotão fluvial, a gente vai criar esse base não só para combater a questão do tráfico, mas principalmente os chamados piratas dos rios, que têm abordado o pequeno produtor, o ribeirinho, gente simples, gente comum, para fazer furtos”, disse Wilson Lima.

O governador também apresentou dados sobre outros crimes. Segundo ele, nos primeiros seis meses de 2022 houve redução de 4% nos crimes de homicídios em Manaus; 14% nos crimes de roubos e furtos a veículos e redução de 21% nos furtos a residências.

Saúde

Na área da saúde, Wilson Lima garantiu que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que existem no interior do Amazonas já atenderam mais de 500 pessoas. Segundo ele, há 11 UTIs em Parintins, 10 em Tefé e outras 10 em Tabatinga, todas mantidas com recursos do governo estadual.

Lima informou que o próximo município a receber UTI será Humaitá, e que todas as cidades-pólo serão beneficiadas com a estrutura hospitalar. “Da mesma forma, nos próximos quatro anos, nós vamos implantar policlínicas nessas cidades pólo”. 

O atual governador também falou que já assinou a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional de Manacapuru, cujo as obras iniciam em uma prazo de dez dias.

Uma maternidade também será erguida na área do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galiléia. “Ali vai ser um grande complexo para atendimento das pessoas que precisam (do serviço) na Zona Norte da capital”, comentou Lima.

Mutirões permanentes de cirurgias, consultas e exames também serão implantados, em Manaus e no interior do Amazonas, de acordo com candidato à reeleição.

Eleições

Questionado sobre o segundo turno das Eleições 2022, no próximo domingo (30), Wilson Lima respondeu que, assim como no primeiro turno, tem feito uma “campanha limpa, uma campanha propositiva”, apresentando aquilo que fez. “No segundo turno vai ser dessa forma”, declarou.

Candidato à reeleição, ele também falou sobre a estratégia nesses últimos dias de campanha.

“A gente vai continuar trabalhando, continuar conversando com as pessoas. Ainda tenho uma ida ao interior. Eu devo ir ao município de Parintins nesta terça-feira (25), e quando eu voltar, na quarta-feira (26), a gente segue com nossa agenda na capital, de visitas, caminhadas e de reuniões”.

Matéria atualizada as 14h40 para acréscimo das informações de saúde.