O presidente Jair Bolsonaro (PL), após mais de 45 horas da vitória de Lula (PT), se manifestou na tarde desta terça-feira (1), no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Em sua breve fala, de aproximadamente 2 minutos, o chefe do Executivo deixou de reconhecer diretamente que foi derrotado pelo petista no domingo (30).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Conforme o Estadão Conteúdo, no discurso, Bolsonaro evitou questionar a conquista de Lula e fazer críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Enquanto presidente da República, continuarei cumprindo todos os mandamentos da Constituição”, afirmou, dando indicativo de que o resultado das urnas não será questionado.
RELACIONADAS
+ Diretor da PRF pode ser preso após STF obrigar estradas livres
+ Bolsonaro completa 37 horas de silêncio, sem reconhecer derrota nas eleições
Ainda na sua fala, o presidente enalteceu a formação de novas lideranças de direita que irão atuar no Congresso Nacional em 2023.
“A direita surgiu de verdade em nosso País. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força dos nossos valores: Deus, Pátria, família e liberdade”, disse.
Bolsonaro e protestos pelo Brasil
Segundo o presidente, o fechamento de estradas federais por bolsonarista é resultante da indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral.
“As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir”, complementou.
Assista ao vídeo do pronunciamento: