A 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27) contará com participação de uma estudante indígena do Amazonas, no Egito.

A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Tainara da Costa Cruz, de 18 anos, irá representar o Estado no evento internacional que ocorre até sexta-feira (18).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Tainara é estudante da rede pública de ensino da Escola Estadual Samsung Amazonas.

A aluna é indígena do povo Omágua Kambebe, da comunidade indígena Três Unidos, zona rural de Manaus.

A representante do Amazonas é ativista e integra a rede de mulheres indígenas do Amazonas, intitulada Makira’eta.

O grupo a qual participa articula e defende a participação das indígenas na sociedade, além disso, a rede atua nas comunidades para levar projetos voltados à sustentabilidade.

RELACIONADAS

+ COP-27: Lula vai à conferência no Egito nos dias 17 e 18 de novembro

+ COP27: pacto de solidariedade climática é defendido pela ONU

Desafiada a representar os povos indígenas do Amazonas e do Brasil, ela embarcou para o Egito para discutir e ouvir líderes e ativistas de todo o mundo.

Segundo Tainara, a sua maior motivação é a vivência em meio às riquezas da Amazônia. 

“É uma responsabilidade muito grande, porque estamos falando do nosso futuro, é um desafio representar meu povo kambeba, ser a voz para que, futuramente, outros indígenas possam estar aqui também ocupando esses espaços”, conta. 

Tainara e outros 42 estudantes brasileiros foram selecionados para participar da COP 27 - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Tainara Tainara e outros 42 estudantes brasileiros foram selecionados para participar da COP 27 – Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) foi quem escolheu os projetos apresentados, conforme o potencial para os temas debatidos.

Além da estudante amazonense, outros 42 jovens do Brasil, participantes de coletivos e organizações sociais, foram escolhidos para COP 27. 

COP 27

Com o tema “Juntos para a implementação”, a COP acontece até o dia 18 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito.

A conferência reúne líderes e ativistas do mundo inteiro, visando debater medidas de contenção das mudanças climáticas nos próximos 10 anos.