Para celebrar o Dia Mundial do Diabetes Mellitus, um circuito de ações de saúde será realizado no Parque do Idoso de Manaus, nesta quarta-feira (9).

A programação será realizada das 8h às 12h, no parque situado na rua Rio Mar, n. 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, na Zona Centro-Sul da capital.

A data comemorativa é lembrada oficialmente no dia 14 de novembro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), um dos principais objetivos da programação é sensibilizar a sociedade sobre as formas de se prevenir contra a doença.

A pasta chama ainda a atenção da população sobre a necessidade de mudança no estilo de vida para inclusão de hábitos saudáveis.

Entre as orientações para prevenção ao diabetes estão ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos regularmente e reduzir o consumo de bebida alcoólica.

Outras sugestões da Semsa são sobre parar de fumar, manter o peso saudável, ter boas noites de sono, fazer avaliações médicas periodicamente e diminuir o estresse.

Programação

A programação terá início às 9h, com a participação do coral “Vozes de Ouro”.

Os participantes serão beneficiados com oferta de consulta médica, auriculoterapia, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação neuromotora do Pé Diabético.

O circuito contará ainda co orientações odontológicas, nutricionais e medicamentosas, além de orientações sobre prevenção e tratamento ao Diabetes Mellitus.

Haverá também uma exposição sobre alimentação saudável, com enfoque na leitura adequada dos rótulos.

A programação é promovida pelo Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doença Circulatória e Diabetes da Semsa, em parceria com a Acadêmica de Endocrinologia.

RELACIONADAS

+ Sede e perda de peso são sintomas do diabetes; veja outros sintomas

+ Comissão no Senado pode votar dedução no IR para remédios de doenças como câncer e diabetes

Diabetes Mellitus

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente.

Isso ocorre porque o corpo deixa de produzir insulina suficiente, o hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose, explicou Nádia Brito, chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, Nádia Brito

Ainda conforme a profissional da saúde, o Ministério da Saúde aponta que a prevalência de diabetes em todo o mundo é impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos.

“O aumento contínuo se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes 2 e dos fatores de risco relacionados, que incluem níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física”, ressalta.

Ainda conforme Nádia, os níveis de diabetes tipo 1, com início na infância, também têm aumentado.

O Dia Mundial do Diabetes Mellitus é celebrado em 14 de novembro desde 1991.

Consoante a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, representando 6,9% da população nacional.

Em Manaus, a Semsa estima um total de 101.586 usuários diabéticos.