Pontos de iluminação pública instalados nas avenidas Djalma Batista e Torquato Tapajós passaram por fiscalização nesta segunda-feira (7).

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A ação é realizada por equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e integram atividades do Cadastro Municipal de Iluminação Pública.

O trabalho começou a ser realizado pela concessionária Manausluz, depois que a empresa recebeu uma notificação do órgão regulador.

A fiscalização se deu após a constatação de divergências na identificação numérica dos postes que compõem o sistema de iluminação pública da capital. 

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Divergências na iluminação pública

O diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Santarém Leal, informou que as não conformidades foram identificadas após vistorias.

“Identificamos algumas não conformidades em relação à identificação numérica dos postes e essa manutenção e atualização dos dados é uma das exigências do contrato de concessão”, disse.

A Ageman notificou a empresa, pediu esclarecimentos sobre o desencontro de informações, e ainda solicitou um Plano de Ação, visando o ajuste da não conformidade.

A ausência das plaquetas de identificação dos pontos de iluminação prejudica o levantamento cadastral necessário à realização de inventário do total de pontos de iluminação da cidade.

Conforme a agência reguladora, a não conformidade também dificulta o registro das ocorrências de manutenção das luminárias por parte dos usuários quando registram a demanda no aplicativo ou pelo telefone.

Dados Manausluz

Conforme levantamento da Manausluz, dos 146.804 pontos de iluminação, 34 mil pontos necessitavam de emplaquetamento.

Com as vistorias, a concessionária já conseguiu realizar a correção da identificação de 28 mil unidades de iluminação.

Os dados compõem o Sistema Central de Gerenciamento.

Para registrar ocorrências envolvendo lâmpada apagada ou luminária danificada, o usuário pode acionar o aplicativo Manaus+Luz ou ligar para o 0800 201- 0001.