O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra, nesta segunda-feira (30), com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

Além do Brasil, o chanceler alemão visitou a Argentina e o Chile neste último fim de semana, segundo a Embaixada da Alemanha.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Em suas redes sociais, o presidente Lula afirmou que quer “retomar uma relação de amizade e cooperação” entre o Brasil e o país europeu.

Entre as pautas do encontro estão o acordo entre Mercosul e União Europeia, relações econômicas entre Brasil e Alemanha, questões ambientais e também o tema sobre a defesa da democracia.

O encontro com o chanceler alemão está marcado para às 15h30.

Antes, às 15h, vai conversar com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

RELACIONADAS

+ Lula embarca para Argentina para 1ª agenda internacional

+ Lula divulga datas das primeiras viagens internacionais como presidente

Já às 18h30, Scholz e Lula se encontram com delegações empresariais do Brasil e da Alemanha.

Além da agenda com Scholz, presidente começou o dia com reunião às 9h com o ministro da Defesa, José Múcio, ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, e a futura presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

Às 11h, o encontro foi com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho.