Um plano que legaliza a maconha para fins recreativos na Alemanha foi apresentado nesta quarta-feira (26) pelo ministro da Saúde do país, Karl Lauterbach.

Se aprovada, a medida, prometida pelo governo do chanceler Olaf Scholz, torna o país europeu um dos primeiros a legalizar o produto.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o documento, o objetivo é regular a distribuição controlada e o uso de maconha para fins recreativos entre adultos.

A proposta também é legalizar a aquisição de 20 a 30 gramas de maconha recreativa para consumo pessoal.

Em 2021, o governo de coalizão fechou acordo para adotar legislação durante o mandato (de quatro anos), a fim de permitir a distribuição controlada de maconha em lojas licenciadas.

RELACIONADAS

+ Plataforma de entrega de refeições inicia delivery de maconha no Canadá

+ Mulheres são presas com maconha dentro de sandálias em presídio no Acre

+ Plantação secreta de maconha deixa clarão rosa no céu e assusta moradores na Austrália

O ministro da saúde da Alemanha não divulgou o cronograma para o plano, que tornaria o país o segundo da União Europeia a legalizar a maconha, depois de Malta.

Para uso medicinal e maconha para fins recreativos

Vários países europeus, incluindo a Alemanha, já fazem uso da maconha para uso medicinal limitado. Outras nações rejeitam totalmente seu uso.

Conforme o documento apresentado por Lauterbach, o autocultivo particular seria permitido de forma limitada e as investigações em curso e os processos criminais ligados a casos que deixaram de ser legais seriam encerrados.

O governo alemão também planeja apresentar um imposto especial de consumo, bem como desenvolver trabalhos educativos e preventivos referentes à maconha.