Do total de Microempreendedores Individuais (MEI) registrados no Brasil em dezembro de 2021, 46,7% eram mulheres.

O dado é de uma pesquisa do Sebrae, que revelou ainda que 60% das empreendedoras se declaram pretas e 50% pertencentes à classe C. 

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Segundo pesquisa do IBGE em 2019, as mulheres correspondiam a 109,4 milhões de habitantes, sendo 52,2% da população brasileira.

Ainda conforme o Instituto, mesmo sendo maioria, elas ocupam apenas 13% das 500 maiores empresas do país e representam 15% das pessoas eleitas em 2020.

Para a pesquisa, com a dificuldade em encontrar seu lugar com carteira assinada, o refúgio feminino, principalmente nos últimos anos, foi recorrer ao empreendedorismo.

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MEIs mulheres

Segundo a professora Priscila Maluzza Pissinato, da UniPaulistana, a discussão sobre mulheres no mercado empresarial é essencial, pois marca a evolução feminina enquanto profissionais.

Para a educadora, as conversas sobre o assunto também contribuem com a ressignificação das funções das mulheres em casa e no trabalho.

“Ser uma mulher empreendedora é ser constantemente questionada, ter que provar seu valor em tempo integral, trabalhar o triplo para conquistar a confiança de fornecedores, investidores, funcionários e do público”, comenta.

Priscila reforça ainda que a luta diária torna as mulheres cada vez mais fortes e se tornam donas de si e do seu negócio.

“É uma das melhores sensações de força e liberdade” diz a professora Priscila.