O 1º lançamento de nave estelar deve ser feito ainda neste ano, conforme projeta a SpaceX, do bilionário Elon Musk. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (31).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A meta da empresa é que em dezembro ocorra o lançamento do sistema de foguetes Starship em órbita pela primeira vez.
Segundo autoridades dos Estados Unidos, se trata de um voo de demonstração crucial da nave estelar, visto que a corporação quer levar astronautas da Nasa à Lua nos próximos anos.
RELACIONADAS
+ Nave espacial de R$ 1,1 bilhão é encontrada abandonada no deserto
+ Volvo V70 XC é transformado em nave Imperial de Star Wars
Conforme publicação da Forbes, a empresa de Musk busca há anos enviar seu sistema de foguetes para órbita.
Os lançamentos são feitos a partir de plataformas privadas da corporativa no Texas, onde houve lançamentos apenas de protótipos para demonstração de testes de pouso.
Missão da nave estelar
A SpaceX informou que a missão de dezembro deste ano pretende testar o sistema por completo pela primeira vez.
Os teste envolvem o foguete Super Heavy, que possui 70 metros, para colocar a espaçonave Starship de 50 metros em órbita.
Segundo matéria da Forbes, demais testes com o foguete, ainda no solo, e outras revisões podem atrasar a missão de estreia, que pode ser adiada mais para frente.
O aval para a missão da SpaceX ainda não foi concedido pela Administração Federal de Aviação dos EUA, responsável pela segurança do local de lançamento.
Em 2021, a Nasa escolheu a nave espacial da SpaceX para pousar humanos na Lua por volta de 2025 pela primeira vez desde 1972.
A missão, cujo contrato é de cerca de US$ 3 bilhões, requer diversos testes de voo espacial.