O projeto, agora chamado “+RespirAR”, foi renovado até o final de 2023 pelo Governo do Amazonas, nesta quarta-feira (9).

Além da capital, outros nove municípios do estado irão receber o programa que usa o esporte como ferramenta para melhoria da saúde pública.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Serão atendidos pacientes de Manaus, Parintins, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Codajás, Fonte Boa, Envira, Humaitá e Presidente Figueiredo.

Conforme a gestão estadual, a ideia é que o projeto proporcione atendimentos não apenas para pacientes que se recuperam das sequelas da Covid-19, mas ofereça tratamento para distúrbios ortopédicos e traumatológico.

Serviços de reabilitação para pacientes com sequelas neurológicas leves também deverão ser ofertados pelo +RespirAR.

Profissionais +RespirAR

Segundo o Governo, atualmente, o projeto conta com 240 contratados e há autorização do governador Wilson Lima para contratação de mais 120.

“Vamos colocar o RespirAR em nove municípios, com prioridade para os municípios polo e onde temos nossas UTIs. Vai ser um trabalho paralelo que vamos fazer”, disse Lima.

RELACIONADAS

+ Covid-19: Manaus oferta 75 pontos de vacinação nesta quarta

+ AM registra 218 casos e duas mortes por Covid-19 nesta terça-feira

Atendimentos +RespirAR

O Projeto RespiraAR já realizou mais de 167 mil atendimentos, recuperando mais de 30 mil pacientes que sofriam com sequelas da Covid-19.

Em maio de 2022 o projeto recebeu reconhecimento internacional com a visita da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O programa funciona em 10 pontos de Manaus, atualmente, o projeto atende pacientes nas Policlínicas Antônio Aleixo, Codajás e João dos Santos Braga.

Atividades do projeto funcionam também nos Centros de Atenção ao Idoso (Caimis) Ada Viana e o André Araújo.

Pacientes também encontram tratamento nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) Padre Pedro Vignola, Magdalena Arce Daou e Teonízia Lobo.

Os tratamentos também são ofertados no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida e na Vila Olímpica de Manaus.

O +RespirAR é coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e conta com parcerias de outras secretarias estaduais.