A costa brasileira tem o terceiro maior sistema de recifes de corais do mundo. É o que revela uma pesquisa publicada neste mês na revista de ciência Scientific Reports.

O Artigo científico é assinado por 23 pesquisadores do Brasil, Itália e Alemanha, descreve a costa Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil como um único e extenso ecossistema recifal, com cerca de 4 mil quilômetros de extensão, onde as espécies se movem e estão conectadas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

3º maior sistema de recifes de corais do mundo

A costa brasileira é terceiro maior sistema de recifes do mundo, com início na Guiana Francesa, passa pela costa norte da Amazônia, pelo Nordeste e termina no Sudeste.

Um imenso conjunto, repleto de biodiversidade marinha e de grande importância socioeconômica como para a pesca.

Os pesquisadores, dentre eles os integrantes do projeto de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa Semiárida Brasileira  (Peld CSB) / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), elencaram evidências científicas que conferem hipóteses levantadas desde o século XIX, introduzidas por Charles Darwin.

Entre 1832 e 1836 o cientista integrou uma expedição científica a bordo do veleiro Beagle, desde a Oceania até a América do Sul.

Registrou esses recifes tropicais nas anotações e desde então sustentou a existência de grandes recifes na costa Leste da América do Sul.

O Ceará integra a Costa Semiárida Brasileira (CSB) ao lado de Piauí e Rio Grande do Norte.

O estudo foi concentrado nessa área, onde bancos recifais se estendem por mil quilômetros.

Os cientistas reportaram 192 sítios (bancos recifais), cruzando dados gerados por outros estudos, e identificaram que esse ecossistema está conectado formando um único sistema contínuo ou semi-contínuo, totalmente alinhado aos recifes da Amazônia e ao Sistema da Costa Leste brasileira.

RELACIONADAS

+ Cientistas descobrem novos recifes de coral no sul da Bahia

+ Estudo relaciona corrupção no Brasil a prejuízos ambientais

+ Toneladas de óleo são retiradas de praias em Pernambuco

+ Lagos estão menos azuis em razão das mudanças climáticas, aponta pesquisa

Recifes de escala continental e o maior sistema de recifes de corais do mundo

O artigo “Habitats marinhos interconectados formam um único sistema de recifes em escala continental na América do Sul” aponta uma ligação entre os três sistemas recifais na costa brasileira.

As formações rochosas ao longo do litoral do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte atuariam como trampolins na condução de organismos, auxiliando o fluxo biológico entre a Amazônia, o Nordeste e o Sudeste.

Metodologia para confirmar o 3º maior sistema de recifes de corais do mundo

O estudo teve base metodológica em levantamento bibliográfico, de campo (mergulho), de satélite e análises laboratoriais.

Dados foram compilados de literatura publicada e não publicada e complementados por novas informações produzidas durante o estudo. 

A descrição dos recifes foi complementada por informações de barcos pesqueiros em uma operação de pesca comercial envolvendo 35 campanhas de pesca.

Nos locais onde foram pescados peixes em águas profundas com características recifais é sinal da existência de um recife no local, informação capturada pelos pesquisadores.

E ainda, imagens de satélite e filmagens do fundo do mar foram confrontadas para confirmar os resultados.