A prefeitura de Manaus lançou nesta segunda-feira (6), o agendamento eletrônico para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras): Alfredo Nascimento, Betânia, Crespo e Colônia Antônio Aleixo.

Os Cras têm por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

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Um dos principais serviços ofertados pelo equipamento é a inserção e atualização cadastral de famílias no Cadastro Único, registro do Governo Federal que garante o acesso a uma série de benefícios e programas sociais para a população em estado de vulnerabilidade social.

Serviços

No equipamento são ofertados o Serviço de Proteção Integral à Família (SPAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como, serviços de Cadastro Único para inclusão e atualização cadastral; orientação coletiva; atendimento e acompanhamento psicossocial; emissão da carteira do idoso e da Concessão de Benefícios Eventuais.

Atualmente, o Cras Colônia Antônio Aleixo atende famílias referenciadas também no Puraquequara, comunidade Bela Vista, conjunto habitacional IX e comunidades ribeirinhas do rio Amazonas.

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Agendamento eletrônico

A partir desta segunda usuários poderão realizar o agendamento para a inserção ou atualização do Cadastro Único pela internet. Implantado em caráter experimental, inicialmente estará disponível para agendamento nos Cras Alfredo Nascimento, Betânia, Crespo e Colônia Antônio Aleixo.

A previsão é que ainda no primeiro semestre, todos os Cras da capital estejam realizando o agendamento eletrônico. O endereço é https://agendasemasc.manaus.am.gov.br/