O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou a nomeação do novo comandante do Exército. O general Júlio César de Arruda é o novo líder da corporação. O nome foi definido pelo ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

A nomeação, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28), ocorre quatro dias antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será em 1° de janeiro.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Novo comandante do Exército

A partir da próxima sexta-feira (30), Júlio César será o novo comandante do Exército e substituirá o general Marco Antônio Freire Gomes, que liderou a corporação durante o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Múcio determinou os nomes do comando da Marinha e da Aeronáutica.

Após ser indicado como futuro ministro da Defesa, Múcio marcou reuniões dos indicados ao comando das Forças Armadas com o presidente eleito Lula. Confira os indicados além de Júlio César de Arruda:

  • Marinha: almirante Marcos Sampaio Olsen;
  • Aeronáutica: brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno;
  • Estado-Maior das Forças Armadas: almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

RELACIONADAS

Bolsonaro nomeia 8 aliados para trabalhos após o fim do mandato dele

Comando do Exército será trocado dois dias antes da posse de Lula

A Aeronáutica é comandada hoje pelo tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a Marinha pelo almirante de esquadra Almir Garnier Santos e o Estado-Maior das Forças Armadas pelo general Laerte de Souza Santos.

Mais nomeações

Além da nomeação do novo comandante do Exército, o presidente Jair Bolsonaro nomeou o brigadeiro Roberto da Cunha Follador para o cargo de chefe do Centro de Gestão Estratégica do Comando de Defesa Cibernética e também o contra-almirante Francisco André Barros Conde, para assumir a chefia do Centro de Coordenação de Operações Cibernéticas.

Bolsonaro também nomeou Wladmilson Borges de Aguiar para exercer o cargo de comandante de Operações Navais, o vice-almirante André Moraes Ferreira para a chefia do Gabinete do Comandante da Marinha e o vice-almirante Alexander Reis Leite para exercer o cargo de comandante do 3° Distrito Naval.