Em doze meses, o volume de vendas do comércio no Amazonas tiveram alta de 2,5%. Já em relação ao mês de novembro houve uma queda de 1,1% em relação a outubro.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada na quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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Em novembro de 2022, frente ao mesmo mês do ano anterior, também houve queda, de 0,6%, nas vendas.

Em relação à comparação de janeiro a novembro de 2021, a alta é de 2,1%.

A queda de 1,6%, obtida em novembro, colocou o comércio varejista do Amazonas numa posição intermediária no ranking das unidades da federação (17ª).

Comércio varejista no Brasil

O volume de vendas do comércio varejista no país caiu 0,6%, frente a outubro (0,3%), na série com ajuste sazonal.

O comércio varejista avançou 1,5% frente a novembro de 2021.

No acumulado do ano de 2022 chegou a 1,1% de alta, e no acumulado nos últimos 12 meses, chegou a 0,6% de variação. 

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Comércio varejista ampliado no AM

O comércio ampliado é o comércio regular com o acréscimo da comercialização de automóveis, peças e material de construção.

Em novembro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado amazonense variou 0,1%, frente a outubro.

Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o varejo ampliado do Amazonas apresentou queda de 1,3%.

No acumulado do ano, o setor variou 0,3%, e no acumulado dos últimos doze meses, -0,1%.

Receita

Em novembro, a receita nominal de vendas do varejo ampliado amazonense variou 0,1%, frente a outubro.

Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador cresceu 3,7%.

No acumulado do ano, a receita nominal cresceu 8,6%; e, no acumulado dos últimos doze meses, alcançou 8,4% de alta.