O setor de serviços cresceu 0,9% em outubro e atingiu o 4º resultado positivo seguido no Amazonas. O ganho acumulado no período ficou em 8,4%.

Os dados são Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados nesta sexta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O setor de serviços é o de maior participação no produto e no emprego no Brasil.

Este setor envolve diferentes ramos na contabilidade nacional: transportes, comunicações, comércio, instituições financeiras, administrações públicas, e etc.

Dados do setor de serviços

Em outubro de 2022, frente ao mesmo mês de 2021, o índice do setor apresentou alta de 12,3%.

Em outubro, frente a setembro, apenas cinco Estados obtiveram avanço no setor. O Amazonas (0,9%) apresentou o 2º maior índice entre as unidades da federação, atrás apenas do Mato Grosso (5,0%). As maiores quedas foram as do Amapá (-10,7%), Roraima (-7,7%), e Sergipe.

RELACIONADAS

+ Setor de serviços no Brasil cai 0,6% em outubro, menor que a projeção de -1%

Receita volta a crescer em outubro

Após quedas nos meses de agosto (-1,1%) e setembro (-0,5%), em outubro, a receita nominal aumentou 3,0%.

Já nas demais variáveis, o avanço da receita de serviços é mais expressivo: em outubro de 2022, frente ao mesmo mês do ano anterior, a receita do setor no Amazonas aumentou 19,1%.

No acumulado do ano, a receita do setor aumentou 17,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

E no acumulado dos últimos doze meses, o indicador aumentou 15,8%.

O índice de 17,1%, no acumulado do ano da receita de serviços do Estado, representa somente a 16ª maior variação entre as unidades da federação, devido aos crescimentos mais expressivos de diversas unidades.