Manaus tem 83 pontos de vacinação contra Covid-19 nesta sexta-feira (28) em todas as zonas da capital amazonense.

Serão ofertados a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta doses do imunizante para crianças, adolescentes, adultos e idosos, considerando o perfil dos públicos e intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde.

As unidades de saúde funcionarão normalmente até sexta, sendo que parte das unidades funciona até às 20h para facilitar o acesso à vacina.

Vacinação contra a Covid-19

Clique aqui e acesse e confira os locais e horários de vacinação contra Covid-19.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta os usuários a buscarem o endereço mais próximo de sua casa, portando documento de identidade com foto e cartão de vacina.

Já para a vacinação contra Covid-19 para o público infantil, os pais ou responsáveis podem levar seus filhos de 5 a 11 anos em 43 pontos de vacinação, e as crianças de 3 e 4 anos, em dez unidades.

Intervalos da vacinação contra Covid-19

Conforme a Semsa, na capital são ofertadas todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde, desde a 1ª até a 5ª dose da vacina contra a Covid-19.

Os usuários, que perderam o cartão de vacina e não lembram quantas doses já foram recebidas, podem fazer a consulta individual na plataforma Imuniza Manaus.

Ainda segundo a secretaria, a 1ª e 2ª dose devem ser recebidas por todos os usuários a partir de 3 anos, respeitando o intervalo indicado pelos vacinadores.

“A vacinação contra a Covid-19 só garante proteção contra as formas graves da Covid-19 se o usuário receber, impreterivelmente, as duas doses, tanto crianças, quanto adolescentes, adultos e idosos”, ressalta a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

RELACIONADAS

AM registra 53 casos e 1 morte por Covid-19 nesta segunda

Imunossuprimidos recebem 5ª dose da vacina contra Covid em Manaus

As doses de reforço (conhecidas popularmente como 3ª, 4ª e 5ª dose) são essenciais para restabelecer o nível de anticorpos contra a doença.

Essas doses “extras” estão liberadas para grupos específicos, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde.

Todos os usuários com 12 anos ou mais podem receber a 3ª dose quatro meses após o recebimento da 2ª.

As pessoas com 18 anos ou mais estão com a 4ª dose liberada, desde que tenham tomado a 3ª há pelo menos quatro meses.

Vacinação contra a covid-19 nos imunossuprimidos

Segundo a Semsa, pessoas com alto grau de imunossupressão, a partir de 18 anos, são as únicas que podem receber a 5ª dose até o momento, devido a sua condição de saúde que reduz o tempo de efetividade da vacina. Esse público também possui intervalos menores para as doses anteriores.