Na noite desta terça-feira (19), cerca de 72 motoristas foram autuados por dirigirem com as lâmpadas apagadas na avenida Cosme Ferreira, Zona Leste de Manaus.

A ação foi coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Bptran).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A fiscalização foi realizada para evitar o risco de acidentes e atropelamentos. Os agentes verificaram se os veículos trafegavam com o sistema de iluminação correta.

A operação foi realizada após denúncia de veículos trafegando com as luzes queimadas.

“Hoje estamos realizando uma operação motivada pelos pedestres, que nos informaram que muitos veículos trafegam à noite com as luzes queimadas ou apagadas e isso dificulta a travessia deles, porque o pedestre não vê o veículo e quando tem a visão do mesmo, ele já está muito em cima”, comentou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Durante as abordagens, os agentes de trânsito constataram que vários motoristas habilitados, desconhecem o tipo de iluminação do veículo, não sabem diferenciar a luz de posição ou mínima da luz baixa, outros carros estavam com as lâmpadas totalmente queimadas, correndo o risco de causar acidentes.

Após a verificação da infração, os motoristas foram orientados sobre os sistemas de iluminação e autuados pelos agentes.

RELACIONADAS

+ Blocos de concreto impedem retorno irregular na Zona Norte de Manaus

+ IMMU remove 2 veículos por estacionamento irregular em Manaus

Motoristas com irregularidades

Cerca de 25 motoristas foram autuados pelos agentes do Detran e Polícia Militar por estarem conduzindo veículos sem habilitação, licenciamento atrasado, calçados que não se firmem nos pés e placas ilegíveis.

Os agentes também verificaram outras irregularidades, como foi o caso da estudante Franciele Mendonça, que estava dirigindo sem o uso da cadeirinha e com sua filha no veículo.

“Apesar de eu estar totalmente errada, essas ações da prefeitura servem para combater essa e outras infrações. Eu entendo que as blitz são necessárias, para acabar com os acidentes graves nas ruas da cidade”, disse Franciele.

Segundo Paulo Henrique, as operações noturnas vão se intensificar.

“Essa operação será corriqueira, pretendemos fazer com que as pessoas entendam que elas, para saírem de casa, precisam verificar as condições do veículo, principalmente as luzes de freio e a luz baixa”, finalizou.