Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (16) que pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Amazônia sediar a Conferência do Clima (COP de 2025).

A declaração foi dita no Egito durante o discurso no evento “Carta da Amazônia- uma agenda comum para a transição climática”.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Governadores brasileiros também participaram do evento.

COP 27

O presidente eleito, LuLa, desembarcou no Egito, na última segunda-feira (14), para participar da COP27 a convite do presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi.

Entre outros pontos, a Cúpula do Clima serve para que os países possam discutir as mudanças climáticas e propor medidas para a redução de gases do efeito estufa.

COP de 2025

O Brasil iria sediar a COP25, em 2019, mas a pedido do presidente Jair Bolsonaro a conferência mudou de país e foi transferida para a Espanha.

RELACIONADAS

+ COP-27: DPE-AM mostra que catástrofe climática atinge vulneráveis

+ COP-27: Lula vai à conferência no Egito nos dias 17 e 18 de novembro

+ COP27: pacto de solidariedade climática é defendido pela ONU

+ COP 27: estudante indígena do AM é escolhida para evento, no Egito

“Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado da Amazonas e o estado do Pará”, afirmou Lula nesta quarta.

No discurso, Lula acrescentou ser “importante” que as pessoas conheçam a Amazônia.

“Acho muito importante que [a COP de 2025] seja na Amazônia e acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região”, finalizou.