O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica localizado no norte de Minas Gerais, é um local com paisagens compostas por arte rupestre pré-histórica em sítios arqueológicos milenares de importância internacional, além de cavernas de grandeza colossal.

O turismo no parque é apontado como amigo da natureza, uma vez que a chegada de visitantes expandiu ainda mais a conservação ambiental.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A Unidade de Conservação foi criada em 1999 e possui uma área de 56.448 hectares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu oferece diversas opções aos visitantes e está em constante evolução. Para conhecer todas elas, é necessário mais de um dia de visita.

A escolha deve ser feita levando em conta o interesse do turista e o condicionamento físico.

A unidade recebeu, em 2021, 4.056 visitas. Antes da pandemia, em 2019, foram 9.304.

Gruta do Janelão

A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque.

A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas.

O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu.

As artes rupestres estão em paredes de várias cavernas.

RELACIONADAS

Parques e praias: conheça as belezas dos ‘safaris’ brasileiros

Verão amazônico: conheça a Praia Grande de Barcelos, no Amazonas

Conheça as belezas da Praia do Forte, na Bahia

É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.

Trilha do Arco do André

A trilha do Arco do André conta com mirantes naturais únicos, sendo dois deles o Mirante das Cinco Torres e do Mundo Inteiro, cavernas monumentais como a Caverna do Arco do André, Troncos e Cascudos, aonde nas duas últimas o Rio Peruaçu passa por dentro, complementando o cenário único formado pela beleza das rochas carbonáticas de calcário e pelo rio criando o espelho d´água com a cor de tom verde esmeralda.

O roteiro do Arco do André tem o propósito mais aventureiro, onde os visitantes poderão ter contato direto com o bioma Cerrado e Caatinga, com o carste e centenas de espécies de plantas com grande potencial medicinal e alimentar e animais que só existem na região, sendo que muitos deles estão na lista de espécie da fauna ameaçadas de extinção.

As subidas e descidas íngremes dos terrenos acidentados em alguns trechos do percurso exigem esforço e um maior nível de condicionamento físico, diferentemente dos outros atrativos do parque.

Além disso, a trilha tem como característica a baixa intervenção e rusticidade.

Lapa dos Desenhos

Os maiores atrativos da Lapa dos Desenhos são os fabulosos painéis de arte rupestre pré-histórica que se encontram na entrada da caverna.

Os recursos naturais do Vale do Peruaçu possibilitaram a produção de diferentes pigmentos e a realização de pinturas em alturas consideráveis.

Na lapa dos Desenhos, pode ser observada toda a riqueza das pinturas rupestres do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, tanto em diferentes estilos quanto em técnicas.

A trilha margeia o rio Peruaçu ao longo de uma exuberante mata de galeria, até o ponto onde está dá espaço à mata seca.

Gruta do Índio

A gruta do Índio possui registros arqueológicos na entrada da gruta, observam-se painéis de arte rupestres pré-históricas inteiras que vão até o teto.

Colunas, estalactites e estalagmites podem também ser observadas.

Da gruta do Índio também é possível apreciar o Mirante do Índio, em que se pode ver a abertura da Gruta do Janelão e toda a área do Centro de Visitantes Janelão.