O evento Communy Innovation 22 vai debater neste sábado (12), em Manaus, a lei estadual 5.343/2020, que trata da denúncia de violência doméstica em condomínios.  

O encontro reunirá profissionais responsáveis por condomínios e palestrantes como a delegada de polícia Débora Mafra. 

Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Muitas pessoas que moram em condomínios residenciais no Amazonas podem não saber, mas os síndicos desses locais são obrigados a fazer denúncia à polícia de qualquer violência doméstica. 

Para a delegada, que irá apresentar o painel “Violência Doméstica em Condomínios”, o evento será um aliado para síndicos na atualização de suas obrigações. 

“O síndico exerce relevante papel na comunidade onde habita, e, em uma dimensão menor, chega a ser um prefeito de uma comunidade. Ele deixa de ser aquele mero administrador de contas de uma pequena sociedade e passa a ser um verdadeiro guardião da comunidade onde reside, com obrigações que lhes são impostas por lei”, destaca Débora Mafra. 

Silmara Serrão, síndica profissional desde 2020, declarou que a questão de como agir em casos de violência doméstica ainda é um tema que gera insegurança de ação.  

“Eu mesma, enquanto síndica, já me deparei com situações onde tive que pedir ajuda da polícia pra intervir, mas, infelizmente, a suposta vítima não quis ou não podia aceitar a ajuda naquele momento”, disse Silmara. 

Denúncias de violência doméstica 

As denúncias envolvendo violência doméstica explodiram durante o período de confinamento da pandemia. Os números vêm caindo desde que as pessoas passaram a ter mais liberdade de locomoção. 

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) apontam que, de janeiro a maio de 2021, foram registradas 7.806 ocorrências de violência doméstica contra as mulheres em Manaus.  

No período de janeiro a maio de 2022, esse número caiu para 1.468 ocorrências.  

“Acredito que essa redução de ocorrências pode ter relação com as vítimas, que não estão mais ‘presas’ junto com o agressor e estão mais livres para denunciar do que estavam na pandemia”, opina a delegada Débora Mafra. 

RELACIONADAS

+ Violência doméstica: homem é preso ao cometer crime em Jutaí/AM

+ Projeto estimula pesquisas acadêmicas sobre violência contra a mulher

Evento 

A segunda edição do Communy Innovation 22  ocorrerá neste sábado (12), de 8h as 19h, no Hotel Intercity, 544, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus. Outras informações podem ser obtidas clicando aqui. 

A programação terá atividades e conteúdos voltados para o público que administra condomínios.  

O CEO da startup Communy, Pedro Cavalcante, reforça que o tema sobre violência doméstica foi escolhido por conta dos desafios impostos aos síndicos. 

“Hoje, a responsabilidade do síndico vai muito além de problemas de infraestrutura ou administrativos dentro dos condomínios. Por isso, queremos oferecer muito conteúdo e informação para facilitar a gestão desse profissional, que está em falta no mercado”, explica Pedro.