Ícone do site Portal Norte

Eleições 2022: Comitê solicita ao TRE-AM gratuidade no transporte coletivo durante o 1º e 2º turno

Gratuidade no transporte coletivo nas eleições de 2018, em Manaus. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom.

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção enviou um ofício na quinta-feira (15) ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), pedindo de gratuidade no transporte coletivo nos dias das eleições na cidade de Manaus.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

-Envie esta notícia no seu Telegram

O Comitê afirma que são vários motivos para a gratuidade do transporte coletivo nas eleições, entre eles, a obrigatoriedade do voto, sendo facultativo somente aos que possuem menos de 18 e mais de 70 anos de idade.

Para o comitê, a opção combaterá o crime eleitoral praticado por candidatos ou partidos políticos que transportam eleitores até o local de votação.

Além de ajudar no direito ao voto, visto o crescimento do número de desempregados e do empobrecimento, causado pela pandemia que assolou o Brasil.

“Os índices de desemprego e da miséria cresceram na cidade de Manaus assim como em todo o Amazonas. Além disso, muitos trabalhadores informais e pessoas pobres estão sobrevivendo tão somente do Auxílio Emergencial pago pelo Governo Federal”, diz um trecho do pedido.

________________________________________

RELACIONADAS

+ Eleições 2022: horário de votação será unificado em todo o país no dia do pleito

+Eleições 2022: TSE disponibiliza simulador de votação para eleitor treinar voto na urna

+ Eleições 2022: em parceria com TSE, Google disponibiliza recurso ‘Como Votar’

+ Eleições 2022: app e-título é ativado por mais de 27 milhões de eleitores, divulga TSE

+ Eleições 2022: Amazonas adotará Lei Seca durante o 1º e 2º turno

________________________________________

Imagem do ofícial enviado pela Comitê ao TRE-AM. Foto: Divulgação/Comitê.

No ofício, o Comitê destaca também que o subsídio financeiro destinado às empresas do transporte coletivo convencional pago pela Prefeitura de Manaus para manutenção das despesas e manutenção da atual tarifa de ônibus; e a valorização da democracia, pois o sistema democrático preza por eleições periódicas, voto direto, secreto e universal, com alternância de Poder.

Prerrogativa eleitoral

O Comitê solicitou ainda que o TRE-AM avalie a efetivação da Lei nº 6.091, de 15 de agosto de 1974, conforme o artigo 1º, o qual define que os veículos e embarcações, devidamente abastecidos e tripulados, pertencentes à União, Estados, Territórios e Municípios e suas respectivas autarquias e sociedades de economia mista, excluídos os de uso militar, ficarão à disposição da Justiça Eleitoral para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais nos dias de eleição.

Sair da versão mobile