Ícone do site Portal Norte

Justiça Eleitoral condena Amazonino por divulgar fake news sobre Wilson Lima

Processos oriundos da propaganda eleitoral irregular batem recorde em 2022

Sede do TRE-AM em Manaus - Foto: Divulgação/TRE-AM

O juiz Luís Felipe Avelino Medina da Justiça Eleitoral do Amazonas condenou nesta quinta-feira (23), o candidato Amazonino Mendes da coligação Cidadania, por divulgar fake news sobre Wilson Lima (União Brasil). 

O candidato afirmou que Lima não teria feito “uma única obra” em seu governo.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Na decisão, o juiz destacou que a legislação eleitoral coíbe a difusão de conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, e a desinformação eleitoral.

“O juízo de valor quanto à utilidade ou à qualidade dos investimentos públicos e das obras governamentais realizadas é parte inerente e mesmo essencial do debate político; a propaganda impugnada, porém, não se cinge aos limites da crítica política e propaga, de modo explícito e sem deixar margem a pontuações interpretativas, fato que se mostra sabidamente inverídico de plano”, diz trecho da decisão do juiz.

________________________________________

RELACIONADAS

+ Eleições 2022: TRE do Acre esclarece sobre fake news de votos brancos e nulos

+ Eleições 2022: propaganda irregular e fake news já acumulam mais de R$ 305 mil em multas no AM

+ Minuto Eleições 2022: fake news na propaganda eleitoral é crime; saiba mais

________________________________________

Direito de resposta

O magistrado concedeu 14 minutos de direito de resposta a Wilson Lima (União Brasil), que é candidato à reeleição e que, em apenas três anos e meio, já concluiu 234 obras no estado.

O direito de resposta já está sendo veiculado em emissoras de rádio e TV, em inserções e programa eleitoral de Amazonino.

No direito de resposta, Wilson Lima explicou que concluiu 234 obras, retomou 127 obras paradas em 2018. O Estado tem atualmente 170 obras em andamento.

Sair da versão mobile