Cerca de 60 milhões de motoristas brasileiros, já possuem a Carteira Digital de Trânsito (CDT), segundo divulgou o secretário nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro.

O número representa cerca de 77% dos mais de 78 milhões de condutores habilitados em todo o país.

O aplicativo, do governo federal, permite que o motorista tenha, em seu celular, cópias digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV, o documento do veículo).

“Nós temos um sistema de notificação eletrônica que permite que se encaminhe todas as autuações pelo aplicativo. Além disso, possibilita que o infrator possa pagar as multas com desconto de 40%”, explicou.

Conforme Carneiro, ao permitir a autuação digital, o aplicativo também garante economia para os órgãos de trânsito.

Eles não precisam pagar pelo envio, por remessa postal, da autuação.

A CDT sofreu uma reformulação e, segundo o secretário, a partir do dia 25 de setembro, passa a permitir a adesão ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como cadastro positivo de condutores.

O cadastro permite que empresas privadas ofereçam benefícios e vantagens aos motoristas, como reduções em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback.

“O cadastro positivo vem com uma nova proposta de educação para o trânsito. Em vez de apenas multar e aplicar penalidades para o condutor infrator, a gente traz uma proposta de incentivos. Nesse sentido, também preocupados com a segurança”, disse o secretário.

Novo design

Nesta semana também foi apresentado o novo design da CDT. Conforme o Serpro, desenvolvedor do projeto, o aplicativo tornou-se ainda mais intuitivo e amigável aos usuários.

Agora, o app entrega mais praticidade, com os temas subdivididos de forma mais clara e de rápido acesso, para tornar a experiência de navegação mais leve e agradável.

Atualize ou baixe a nova versão do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, Android ou iOS, e conheça o novo visual.