A principal bandeira do deputado federal eleito, Amon Mandel (Cidadania) será o Meio Ambiente e a mudança da matriz econômica do Estado.

É o que revelou o deputado mais votado do Amazonas em entrevista para o Portal Norte na tarde desta segunda-feira (3).

Aos 21 anos, Amon recebeu 288.555 votos e se tornou o deputado federal mais votado do Estado.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O parlamentar ficou surpreso com as centenas de milhares de votos.

“Foi uma surpresa positiva pra mim, eu tenho orgulho de ter quase 300 mil pessoas que decidiram confiar nesses ideais e nossas propostas. Não quero decepcionar essas pessoas”, comentou Amon.

O deputado federal eleito revelou que irá conversar sobre suas propostas com os dois candidatos que disputam o cargo de governador do Amazonas.

“Eu vou apresentar uma cartilha de propostas para os candidatos ao cargo majoritário do Estado, para que eles assumam publicamente e que possam representar essas quase 300 mil”, destacou.

Sobre o seu mantado em Brasília, o parlamentar revelou que sua filosofia de trabalho na Câmara será transformar o Amazonas e a capital em referência no meio ambiente.

“Faço questão desde já de atuar em prol desses ideais, eu quero tornar para além dos 23 compromissos que foram assumidos em cartório por mim, quero tornar uma prioridade do meu mandato e tentar influenciar ao máximo para que o Amazonas e Manaus sejam respeitados por todo o Brasil e virem referência nacional e internacional em meio ambiente, como deveriam ser hoje”, detalhou.

RELACIONADAS

+ Veja quem são os deputados estaduais eleitos no AM

+ Veja os nomes dos deputados federais eleitos no Amazonas

O problema de arborização e de preservação na capital é um dos pontos que serão levados para a tribuna da casa legislativa em Brasília.

“Nós somos o maior estado da região amazônica e somos a maior capital, e a pesar estar no meio da floresta, somos a terceira pior capital do Brasil no requisito de arborização e preservação”, disse.

A mudança da matriz econômica no Amazonas também será uma bandeira levada para o debate com na Câmara dos Deputados.

“A mudança da nossa matriz econômica é uma das minhas bandeira, quando eu falo em meio ambiente não é preserva por preservar, mas preservar porque esse é o futuro do nosso Estado. Tem um mercado grande que é o mercado do carbono que pode ser desenvolvido que é mercado do crédito de carbono, que envolve ativos como a CPR Verde, que está indexada na nossa B3, a nossa bolsa de valores aqui do Brasil a Bovespa. Temos uma série de investidores nacionais e internacionais que querem ajudar a preservar a nossa floresta, gerando emprego e renda para a nossa região e benefício para cada município, e não faz sentido nenhum preterir esse tipo de iniciativa. Nós podemos ter sim extrativismo, mas de forma responsável e sustentável”, expôs.

O parlamentar também revelou que irá trabalhar para defender a Zona Franca de Manaus e os empregos gerados na região.

“O Amazonas pode contar comigo para defender todos os nossos empregos da Zona Franca de Manaus todas as vezes que foram necessário. Eu falo muito em mudança de matriz econômica, mas é óbvio que não se muda de matriz econômica de outra para outra, isso deveria ter sido feito pelo nossos governantes. Eu quero ter a dedicação que os outros (deputados) não tiveram para ajudar nessa mudança da matriz econômica do que acredito que é nosso futuro, e gradualmente tornar a gente menos dependente. Enquanto isso, nós temos sim que preservar todos os nossos empregos”, finalizou.

Amon Mandel foi o mais jovem vereador eleito na história de Manaus em 2020, quando tinha 19 anos, ele foi eleito com mais de 7,5 mil votos.

Em 2023 irá assumir uma das cadeiras de deputado federal da bancada amazonense.