A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta terça-feira (4), os dados de venda de veículos automotores novos em setembro, após registrar alta de 19,33% na comparação com o mesmo mês de 2021. Na comparação com agosto, no entanto, houve queda de 3,26%.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com a Fenabrave, no mês passado foram comercializadas 335.304 unidades, ante 280.979 em setembro do ano passado. Na comparação com agosto, as vendas registraram queda de 3,26% em setembro.

Já no acumulado de janeiro a setembro deste ano, houve alta de 2,1% na comparação com o mesmo período do ano passado

Os dados da Fenabrave consideram as vendas de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.

RELACIONADAS

Fiat Strada volta ser carro mais vendido em agosto, no Brasil

Veja ranking dos carros mais vendidos no Brasil na primeira quinzena de maio

Segmentos

As vendas de automóveis e comerciais leves tiveram elevação nas vendas em setembro de 26,76% em relação ao mesmo mês de 2021. Já na comparação com o mês anterior, agosto de 2022, houve queda de 7,12%.

No acumulado do ano, foi registrada queda de 5,08% em relação ao mesmo período de 2021 para o segmento.

No caso de caminhões todos os índices ficaram negativos em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda é de 4,02%.

Na comparação com agosto, a retração foi de 9,81%. De janeiro a setembro, a queda foi 1,8%, na comparação com o mesmo período de 2021.

“Essa queda se deve à falta de componentes e ao fato de que caminhão é algo muito específico, feito por encomenda, com tecnologia muito maior do que a dos outros veículos”, afirma a Fenabrave.

As vendas de implementos rodoviários apresentaram crescimento de 7,73% na comparação com setembro do ano passado, mas tiveram queda de 5,39% ante agosto deste ano.

No acumulado de janeiro a setembro a queda foi de 8,19%.