Ícone do site Portal Norte

Medicina indígena é discutida por instituições, lideranças e pajés no Amazonas

Medicina indígena foi tema de rodas de conversa em comunidades no AM - Foto: Divulgação/Fiocruz Amazônia

Medicina indígena foi tema de rodas de conversa em comunidades no AM - Foto: Divulgação/Fiocruz Amazônia

O tema medicina indígena foi a pauta discutida por instituições, lideranças e pajés em Manaus, no Amazonas, durante um workshop do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A programação, que começou nesta terça-feira (25), tem a finalidade de socializar as atividades das oficinas realizadas ao longo deste ano nos Estados do Amazonas e Maranhão.

Além do MS, são parceiros da atividade o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro de Medicina Indígena.

O workshop “Medicina Indígena” reúne aproximadamente 50 participantes, entre lideranças indígenas, pajés, tuxauas e kumuãs especialistas em medicina indígena.

O evento ocorreu em hotel no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul, e encerra nesta quinta (26).

RELACIONADAS

+ Sala de saúde é inaugurada em abrigo para venezuelanos, em Manaus

+ Pará recebe 1º Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia

+ Terra indígena terá Força Nacional por mais 90 dias no Amazonas

Medicina indígena

O evento cumpre mais uma etapa da formação do projeto Echo Covid, de fortalecimento da resposta à Covid-19 na região Amazônica do Brasil.

A intenção, conforme o pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, coordenador do componente Medicina Indígena do projeto, é promover o compartilhamento de saberes entre os diferentes atores do projeto.

“São rezadores, benzedores, parteiras e raizeiros que farão um intercâmbio de informações e experiências, visando construir redes de saberes tradicionais e paralelamente fortalecer a medicina indígena no Brasil, em especial na Amazônia”, explicou.

O projeto é financiado pelo Europian Civil Protection and Humanitarian Aid Operativos (Echo) e visa o fortalecimento da resposta da pandemia em vigilância, saúde mental e medicina tradicional com povos indígenas de quatro Estados (Amazonas, Roraima, Pará e Maranhão).

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), do ILMD / Fiocruz Amazônia.

Sair da versão mobile