Os casos de obesidade aumentaram em Manaus no ano de 2021, conforme dados do Sindicato dos Nutricionistas do Amazonas (Sindnutri).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
63% da população da cidade estava acima do peso no ano passado, dos quais 23,4% da população adulta apresenta índices de obesidade.
Em toda a Região Norte, a obesidade infantil chega a 10,4% e em adultos a 30%.
Para reverter o cenário, nutricionistas sugerem alimentação saudável, prática de atividades físicas e que a população evite consumo de produtos ultraprocessados, como refrigerantes e enlatados.
RELACIONADAS
+ Alimentos à base de coco estão em alta no mercado brasileiro
+ Alimentos fabricados no Brasil passam a ganhar novos rótulos
Manaus, capital da obesidade
Manaus detém o título de capital brasileira com maior número de pessoas obesas, que mantém desde 2017, segundo dados do Ministério da Saúde.
Conforme a presidente do Sindnutri, Veridiana Marreira de Lima, além da pandemia, fatores culturais e a ausência de iniciativas para promover a reeducação alimentar tem contribuído para que os números continuem com forte tendência de crescimento nos próximos anos.
“Por tradição, no Amazonas a alimentação tem como elementos importantes a farinha, os guaranás e refrigerantes em geral, principalmente nos dias mais quentes de verão, que são basicamente carboidratos, sódio e açucares ingeridos em grande quantidade”, alerta a nutricionista.
Os “alimentos” aliados com outros hábitos, como o consumo de fast food, por exemplo, contribuem para o crescimento dos índices alarmantes.