Ícone do site Portal Norte

Lula é parabenizado por líderes globais; Brasil retoma protagonismo mundial

Posse de Lula será no próximo domingo

Lula eleito presidente do Brasil para 2023 - Foto: Divulgação/PT

Neste domingo (30), alguns dos principais líderes políticos do mundo reconheceram a candidatura vitoriosa de Luiz Inácio Lula da Silva, assim que foi divulgado o resultado da eleição.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Minutos depois do anúncio oficial do triunfo eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da histórica consagração do líder popular e candidato da frente ampla democrática, representada pela coligação Brasil da Esperança, chefes de Estado das Américas e Europa saudaram o presidente eleito.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, parabenizou Lula pela vitória na corrida presidencial. “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança”, diz o texto distribuído pela Casa Branca. “Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão”.

Outro líder que parabenizou o presidente eleito foi Emmanuel Macron, presidente da França. Nas redes sociais ele declarou que “unirá forças com o Brasil para enfrentar os muitos desafios comuns”. Também o líder mexicano Andréz Manuel Lopes Obrador cumprimentou o presidente eleito do Brasil e disse: “Lula venceu, abençoado povo brasileiro. Haverá igualdade e humanismo no país”.

Também o líder mexicano Andréz Manuel Lopes Obrador cumprimentou o presidente eleito do Brasil e disse: “Lula venceu, abençoado povo brasileiro. Haverá igualdade e humanismo no país”.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, foi outro chefe de Estado que também se manifestou. No início da noite deste domingo, Fernández declarou que Lula tem no chefe de Estado do país vizinho, um “companheiro para trabalhar e sonhar com o grande bem-estar dos nossos povos”. E encerrou: “Sua vitória é um novo tempo na história da América Latina”, declarou Fernández. “Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo”.

RELACIONADAS

+ Lula é eleito presidente do Brasil pela 3ª vez

+ ‘Hoje é o dia mais importante da minha vida’, diz Lula ao votar

+ Pesquisa Ipespe/Abrapel: Lula aparece com 54% dos votos válidos, e Bolsonaro tem 46%

Sair da versão mobile