O governador reeleito do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) falou em coletiva de imprensa neste domingo (30) que pretende trabalhar no social e na geração de emprego e renda em 2023.
As duas metas estabelecidas, segundo Lima, são continuidade do projeto de governo estabelecido em 2018.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Em seu discurso, Wilson agradeceu a Deus, aos familiares, ao vice-governador, Tadeu de Souza, ao prefeito, David Almeida, e deputados estaduais e federais, presentes no evento.
“Essa é uma caminhada que foi e continuará sendo do trabalho, da fé. Fizemos uma campanha limpa, propositiva, sem ataques. A obra mais importante é cuidar das pessoas”, enfatizou.
Durante sua fala, Lima agradeceu aos eleitores, ao povo que “mais uma derrotou a velha política”.
O governador enfatizou que se vive um momento histórico e que a “caminhada está na metade” e que deve continuar trabalhando.
RELACIONADAS
+ Wilson Lima é reeleito governador do AM
+ Eleições 2022: Wilson Lima é entrevistado no programa Agora
Ações de Wilson Lima para 2023
Durante coletiva direcionada aos jornalistas, Wilson relembrou que seu governo foi marcado por diversas crises.
“Eu não tive a oportunidade de governar como os outros governadores que passaram seus 4 anos sem crise, enfrentamos a pior pandemia, a maior enchente da história, crise política, e mesmo assim continuamos a fazer entregas”, salientou.
Ao ser questionado sobre a relação com o presidente eleito Lula (PT), Wilson disse que continua aliado ao derrotado Jair Bolsonaro (PL), mas que deve estabelecer conversa com o petista.
“Eu sigo aliado ao presidente Bolsonaro, mas sou eleito governador do Amazonas, e para defender o Estado, eu converso com quem quer que seja”, destacou.
Lima foi questionado sobre reforma administrativa e, em especial, sobre mudanças na área da saúde, que teve momentos de crise no seu primeiro mandato.
“Todas as pessoas que tiveram conduta que não condizia com o serviço público foram afastadas do governo, estamos atentos à isso. Nunca houve tanta transparência como no nosso governo”, garantiu.
O governador destacou ainda que todos os processos de licitação ocorrem, atualmente, de forma eletrônica e que todos podem acompanhar em tempo real, inclusive os órgãos de controle.
Sobre qual seria o primeiro passo a ser trabalhado no próximo ano, Wilson foi contundente e disse que o trabalho já começa amanhã, com agendas já pré-estabelecidas.
“Em 2018, nós formatamos um projeto para o Amazonas, projeto a médio e longo prazo. Vamos dar continuidade e duas metas são importantes: trabalhar no social, auxilio social permanente, o prato cheio, abrir mais 41 restaurantes. A outra meta é a geração de emprego e renda”, reforça.
Assista ao discurso de Wilson Lima após vitória:
Vitória de Wilson Lima
A confirmação da vitória de Wilson Lima ocorreu por volta de 17h55 (hora Manaus) de domingo (30), quando pouco mais de 90% das urnas estavam apuradas.
Também foi eleito o vice-governador da chapa de Wilson (União), Tadeu de Souza (Avante).
A candidatura do governador derrotou Eduardo Braga, atual senador do estado pelo MDB.
Perfil do governador
Wilson Miranda Lima nasceu no município de Santarém, no Pará. Tem 46 anos sendo casado com a professora Tayana Lima. Ele é pai de 3 filhos.
Bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo, Wilson iniciou a carreira política em 2012, quando se filiou ao PV (Partido Verde).
Lima ganhou popularidade ao apresentar um programa de TV.
O político mudou de legenda 3 vezes até se filiar ao Partido Social Cristão(PSC). Ele foi eleito para o governo amazonense em 2018, no 2º turno.
Em 2022, Wilson foi candidato à reeleição pelo União Brasil e ganha o direito de permanecer no cargo por mais 4 anos.