A tecnologia aplicada aos carros elétricos como conhecemos hoje é relativamente nova, e apesar de as montadoras estarem investindo fortemente neste segmento, o custo de um veículo com esse acionamento é bastante caro.

No entanto, de acordo com o CEO da Volvo, Jim Rowan, os carros elétricos terão o mesmo preço de mercado que seus equivalentes a gasolina até 2025.

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A marca sueca é uma das que investem fortemente no segmento ecologicamente correto.

Segundo o executivo, as montadoras devem ser mais independentes nesse processo de transição e conseguir reduzir as emissões de carbono sem depender de subsídios governamentais.

Ainda segundo Rowan, eles precisam encontrar uma maneira de fabricar veículos elétricos que as pessoas queiram e possam pagar.

“Achamos que chegamos [à paridade de preços] por volta de 2025, onde haverá tecnologia suficiente para reduzir o custo da bateria. A tecnologia aumentará o alcance. Menos baterias, mas mais alcance, a um custo menor – chegaremos lá.”

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No entanto, a aposta de Rowan não está diretamente ligada a baterias mais baratas, mas sim a uma diminuição da sua necessidade de autonomia suficiente graças aos avanços da tecnologia.

A bateria cara

A bateria é a parte mais cara de um carro elétrico, e seu dano pode trazer um enorme prejuízo no bolso do motorista.

Recentemente, surgiu nas redes sociais um vídeo de um Fiat 500 elétrico que ‘arranhou’ o chão e o impacto provocou a perda total da bateria.

O veículo ainda estava praticamente zerado e a peça não tinha conserto, a hélice teria que ser substituída, o que custaria aproximadamente R$ 200 mil.