Com a chegada da época do Natal, podemos perceber o aumento do movimento das ruas, lojas, e shoppings, devido à aquisição dos presentes para parentes e amigos.

No período natalino, é comum ver comerciais anunciando presentes, brinquedos, utensílios domésticos, móveis e artigos decorativos, carros, enfim, uma grande variedade de produtos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lojistas mais criativos se destacam com preços melhores e algumas promoções para atrair maior quantidade de clientes, tendo um crescimento considerável das mesmas.

Nesta época, luzes, enfeites e compras podem causar distração e nos afastar do real significado.

Acontece que o importante no Natal não são os presentes nem tampouco o luxo das festas, mas sim que é uma das datas mais importantes para os cristãos. Ao lado da Páscoa, a celebração tem Jesus como ponto central.

Se na Páscoa celebra-se a ressurreição de Cristo, no Natal a memória é em relação ao nascimento.

Segundo o pastor Roberval Alves, do ponto de vista bíblico, o Natal é tempo de celebrar o nascimento do Messias Jesus Cristo, o filho de Deus e nosso Salvador.

“É tempo de Esperanças, quando o povo estava oprimido e o nascimento do Messias renovou as esperanças de um novo tempo, um novo começo. É viver o amor, de um Deus que não precisava, mas seu amor o fez olhar para a humanidade perdida e vim para está entre os homens para demonstrar o amor até morrer. É fazer nascer a paz no coração, é viver a decisão de perdoar, reconciliar com os parentes e amigos para promover e ter paz no coração. É época de fortalecer os laços de amizades e celebrar a vida vivenciando o nascimento do salvador todos os dias de nossas vidas”, explica o pastor da igreja Missão Global da Fé, em Manaus.

Para o arcebispo Dom Leonardo, o Natal é tempo de celebrar a vida humana e de compreender Deus, principalmente, por conta das perdas na pandemia.

“A vida é feita de dores e separações. A vida que é vida passa pela morte. Que esse Natal nos ajude a entender a grandeza da vida humana e compreender o quanto somos dignos e preciosos aos olhos de Deus”, declarou o sacerdote.

Natal para os profissionais do GNC

Para todos é possível encontrar o verdadeiro sentido do Natal, pois ele não depende de nada material.

E alguns profissionais do Grupo Norte de Comunicação deixaram uma mensagem do que cada um pensa sobre o significado da data. Acompanhe.

Diretor Geral do Grupo Norte de Comunicação, DIego Trajano e família - Foto: Arquivo Pessoal
Diretor Geral do GNC Diego Trajano e família – Foto: Arquivo Pessoal

“O Natal é a celebração do nascimento e aniversário de Jesus Cristo. Ele é a verdade, a luz e a vida. O Natal é Jesus vivo em nossos corações.”

Diretor Regional do Grupo Norte de Comunicação, Ivan Nascimento, e família - Foto: Arquivo Pessoal
Diretor Regional do GNC Ivan Nascimento, e família – Foto: Arquivo Pessoal

“O Natal é um momento de fechamento de ciclo. A reflexão sobre o nascimento de Jesus nos traz a tona o sentido da vida no planeta e o questionamento sobre o sentido de estarmos no planeta Terra. É momento de balanço das ações e sobre planejar o futuro, uma vez que o nascimento representa novas oportunidade de fazer diferente. Pegar a experiência do que passou para servir de referência do que vem pela frente. São as experiências que nos torna quem somos. É o planejamento de pensar: ‘como eu quero ser lembrado e qual o legado eu quero deixar!’ E com o nascimento de Jesus isso fica claro que tudo é possível. Podemos ser amor ao próximo e gratos pela vida… Depois tudo que é da sociedade e desse planeta vem adiante. Feliz Natal.”

Apresentadora e Jornalista Márcia Lasmar e esposo - Foto: Arquivo Pessoal
Apresentadora e Jornalista Márcia Lasmar e esposo – Foto: Arquivo Pessoal

“Natal é tudo aquilo que queremos ser e viver durante todo o ano, é aquele momento que o coração fica leve e o perdão mais fácil, nesse dia e nos dias que o antecedem, a gente fica mais carinhoso, sente saudades, mas também tem esperança de que o próximo ano será melhor, de mais amor e mais união. É um clima de sonho, de desejos que podem ser realizados… e como dizia Roupa Nova na música “Natal todo dia”.

“Que o Natal comece no seu coração
Que seja pra todos, sem ter distinção
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for
O melhor presente é sempre o amor

Se a gente é capaz de espalhar alegria
Se a gente é capaz de toda essa magia
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia”

Feliz Natal e que todos os nossos dias tenham o encantamento das luzes e do clima de Natal.

Apresentadora e Jornalista Mariana Rocha e esposo - Foto: Arquivo Pessoal
Apresentadora e Jornalista Mariana Rocha e esposo – Foto: Arquivo Pessoal

“Natal, para mim, é comemorar o nascimento de Jesus, nosso protetor, tempo de renovar, confraternizar, tempo de luz, de esperança.”

Diretor Comercial Alexandre Rocha e família - Foto: Arquivo Pessoal
Diretor Comercial Alexandre Rocha e família – Foto: Arquivo Pessoal

“Natal é nascer para a esperança, renovar a nossa fé e amar o próximo. De fortalecer a família e acreditar que podemos melhorar e ser exemplo de vida nova. Feliz Natal!”

Apresentador e Jornalista Clayton Pascarelli e família - Foto: Arquivo Pessoal
Apresentador e Jornalista Clayton Pascarelli e família – Foto: Arquivo Pessoal

“O natal é um momento de renovação e reconquista. É quando ajustamos as arestas da vida. Eu amo o natal por reflexo da paixão que meu pai tinha pela data.”

Apresentador e Jornalista Valter Frota e família - Foto: Arquivo Pessoal
Apresentador e Jornalista Valter Frota e família – Foto: Arquivo Pessoal

“É sem dúvida um dos momentos para a maioria das pessoas em todo mundo, porem o natal não é só dar ou receber presentes. O natal é maior que isso, significa nascimento. O menino Deus nasceu para se cumprir a promessa de Deus. Presentear e fazer solidariedade por ser feito o ano todo. Esse momento é para comemorar o aniversário do filho de Deus, por isso sua importância. Momento de reunião em família para celebrar a ocasião.”

Repórter do Portal Norte e Jornalista Ana Kelly Franco e família - Foto: Arquivo Pessoal
Repórter do Portal Norte e Jornalista Ana Kelly Franco e família – Foto: Arquivo Pessoal

“Natal pra mim e pra minha família é um momento de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Momento de se reunir com a família e amigos e agradecer as benção recebidas do ano.”

Diretora do Norte Notícias Aline Macena e família - Foto: Arquivo Pessoal
Diretora do Norte Notícias Aline Macena e família – Foto: Arquivo Pessoal

“Natal pra gente é a esperança que Cristo nos dá, Cristo em nós, que deve ser todos os dias, em todas as datas… Natal é gratidão! O Salvador veio ao mundo pra nos libertar.”

Repórter e Jornalista Bárbara Mitoso e família - Foto: Arquivo Pessoal
Repórter e Jornalista Bárbara Mitoso e família – Foto: Arquivo Pessoal

“O Natal, para mim, é tempo de reflexão, de rever o que se fez, o que pode ser melhorado. É tempo de confraternizar com a família, de estar mais perto de quem se ama, não que seja só nessa época, mas o Natal faz aflorar ainda mais esse sentimento. O clima do Natal é maravilhoso, eu simplesmente amo essa época. Eu e minha família desejamos um Natal abençoado cheio de amor e paz.”

Repórter e Jornalista da Rádio Mais Brasil News Guilherme Guedes e família - Foto: Arquivo Pessoal
Repórter e Jornalista da Rádio Mais Brasil News Guilherme Guedes e família – Foto: Arquivo Pessoal

“É um período mágico, único, de muitas reflexões… Sabemos que se trata do nascimento do grande Salvador da humanidade, e nessa data, bom, na verdade, desde o começo de dezembro, elevo meus pensamentos sobre a história bíblica em si, e vez ou outra, fico emocionado com este real significado dessa data tão especial, muito além de confraternizações, gastos com presentes, etc.

É um momento, sim, para estar com quem amamos, devemos ser muito gratos pelo ano que passou, pelas conquistas, obstáculos vencidos. E assim como Aquele que venceu a cruz por todos nós, também vencemos o ano após incontáveis desafios, problemas, situações pessoais ou profissionais…

O Natal é uma história de amor, uma data que reflete sobre o amor, que nos faz amar mais.”

Como dito no início desta matéria, o Natal pode ter sentidos diversos. Para um comerciante, o sentido do Natal pode ser um lucro maior.

Para uma criança, ocasião de presentes; para uma avó, a data da receita anual que todos amam.

Até mesmo o tio, que espera a sobremesa para fazer a piada do pavê, pode enxergar o Natal de uma maneira diferente.

Outros celebram com tristeza. Há aqueles que trabalham, aqueles que perderam um familiar e aqueles que não têm condições de celebrar por falta de dinheiro ou de saúde.

Mas, para você, leitor do Portal Norte, qual a sua opinião sobre o significado do Natal?